Um dos pilares globais do negócio da Coca-Cola FEMSA Brasil é a sustentabilidade. A preocupação com o uso consciente e eficiente dos recursos hídricos, principal matéria-prima de seus produtos, não se manifesta apenas na adoção de procedimentos para economia e reuso da água em suas fábricas, como a de Jundiaí. A empresa também participa ativamente de iniciativas externas para aumentar a disponibilidade de água para a sociedade como um todo.
Exemplo disso é o trabalho conjunto da Coca-Cola FEMSA Brasil com a Ambev e a The Nature Conservancy (TNC), organização ambiental líder no mundo, coordenadora da Coalizão Cidades pela Água, para pôr em prática uma série de medidas voltadas à proteção de nascentes nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Esses rios cruzam uma região onde vivem mais de cinco milhões de pessoas e abastecem represas essenciais para a população do interior de São Paulo e da região metropolitana da capital paulista.
Participam do projeto a Prefeitura de Jundiaí e o DAE. As medidas incluem a restauração de florestas em áreas de mananciais, o apoio a políticas públicas para a recuperação florestal e o engajamento do produtor rural na preservação das fontes de água. Também está previsto o trabalho de implantação de boas práticas, tais como restauração, conservação e manejo de solo. O trabalho começou neste ano pela restauração de áreas fundamentais para a saúde dos mananciais, em propriedades rurais de Jundiaí, em uma ação que beneficiará, no médio prazo, os mais de 350 mil habitantes do município.
A colaboração entre Coca-Cola Femsa Brasil, Ambev e a TNC é uma parte importante da Coalizão Cidades pela Água, programa liderado pela ONG e que tem o objetivo maior de ampliar a disponibilidade de água para mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas que já apresentam estresse hídrico e onde as ações de conservação de bacias hidrográficas contribuem positivamente para a segurança hídrica. É um trabalho de conservação e restauração de florestas em 21 bacias hidrográficas, que abastecem quase 63 milhões de pessoas em mais de 250 cidades brasileiras.
Já fazem parte da Coalizão 11 empresas de diversos setores, inclusive concorrentes de mercado, que se unem em uma ação que beneficia não apenas suas operações, mas contribui para o bem-estar da população.
Fonte: Coca-Cola FEMSA Brasil