Qual ideia você teria para ajudar na falta de acesso à água potável no Brasil? Esse foi o desafio proposto pelo Hackathon Ambev, que aconteceu no último fim de semana. Em 24 horas, três universitários criaram uma proposta simples e inovadora: estimular por meio de aplicativos a doação em iniciativas que ajudam o acesso à água. O grupo se destacou entre os 73 participantes da maratona e levou como prêmio uma viagem para o Vale do Silício, onde também conhecerão o Beer Garage, escritório de inovação do grupo Anheuser-Busch Inbev.
O projeto vencedor, chamado “Share The Water”, prevê que as pessoas possam doar a quantia que quiserem por meio do aplicativo criado para a ação, ou ainda por outros apps parceiros, para ajudar os mais de 25 milhões de brasileiros que ainda não possuem acesso à água limpa. A proposta é que o dinheiro arrecadado financie custos para captação, tratamento e distribuição de água que seria descartada por indústrias. Essa água, claro, passaria por rigorosos testes de qualidade antes de chegar à população.
Ao todo, o evento contou com 14 grupos e cada um deles desenvolveu uma proposta para o problema. Os projetos foram julgados por especialistas externos e por VPs da companhia, que é referência mundial em gestão de água. Além da viagem, a equipe vencedora e os outros três finalistas terão a chance de conhecer uma das fábricas da Ambev e entender como funciona todo o processo produtivo das bebidas. “Queremos incentivar a criação de ideias tecnológicas inovadoras, que possam fazer a diferença no mundo” afirma Luiz Gondim, diretor de TI da Ambev. “Eventos como o Hackathon também nos ajudam a identificar jovens com grande potencial nas áreas de tecnologia, negócios e marketing”, completa.
Fonte: Ambev