A Tetra Pak anuncia globalmente o lançamento de uma plataforma para embalagens conectadas, que irá transformar caixinhas de leite e suco em canais interativos de informação, proporcionando novos formatos de comunicação com consumidores e indústria.
Orientada pelas inovações introduzidas pela indústria 4.0, códigos de identificação, impressão digital e gestão de dados, a plataforma de embalagens conectadas levará benefícios para produtores de alimentos e bebidas, varejistas e consumidores.
Para os produtores, a nova plataforma proporcionará rastreabilidade de ponta a ponta, abrindo possibilidades para melhorar a fabricação de produtos, o controle de qualidade e a transparência ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Com embalagens conectadas, será possível rastrear e identificar o histórico ou localização de qualquer produto, o que abrirá caminho para monitorar o seu desempenho de mercado e identificar problemas em potencial.
Para os varejistas, a novidade resultará em maior visibilidade ao longo da cadeia de suprimentos e em insights em tempo real, permitindo que distribuidores acompanhem variações de estoque, recebam alertas sobre a ocorrência de problemas e monitorem o desempenho de entregas.
Para os consumidores, isso representará a oportunidade de acessar um amplo leque de informações sobre o produto, como onde ele foi produzido, a fazenda de onde os ingredientes foram obtidos e em quais locais a embalagem pode ser reciclada.
“Estamos abrindo novas oportunidades para que os nossos clientes obtenham ainda mais valor das nossas embalagens. Não se trata mais sobre proteção e funcionalidade do produto, mas sobre conectividade. Sem dúvida o futuro da embalagem é digital. Este lançamento é um passo rumo às embalagens inteligentes e estamos entusiasmados por colaborar com os nossos clientes nesta jornada”, diz Ivan Nesterenko, vice-presidente de Portfólio da Tetra Pak.
Junto a fabricantes de sucos, leites e outras bebidas na Espanha, Rússia, China, República Dominicana e Índia, a Tetra Pak concluiu com sucesso projetos pilotos para testar o conceito de embalagens conectadas e seu desempenho no varejo. Na Espanha, um dos clientes da companhia aumentou suas vendas em 16% a partir da leitura de dados fornecidos pelas embalagens.
Acompanhe os canais oficias da Tetra Pak
YouTube: www.youtube.com/tetrapakbrasil
Facebook: www.facebook.com/tetrapakbrasil
LinkedIn: www.linkedin.com/company/tetra-pak/
Caixas de Ideias: www.caixasdeideias.com.br