A indústria de bebidas não alcoólicas busca sempre oferecer opções personalizadas e que promovam novas experiências para os consumidores. Além do conteúdo, das bebidas em si, está a atenção e investimento nas embalagens. Estas possibilitam a experimentação de designs, texturas e cores diferentes, que visam encantar e informar os consumidores.
Formatos
A introdução de novos formatos em embalagens é um recurso de diferenciação cada vez mais usado pela indústria. A redução do volume das porções das bebidas não alcoólicas é um movimento para atender os novos comportamentos e contextos atuais do consumidor. A embalagem menor permite diferentes opções de escolha e, no caso de lares com mais de uma pessoa, cada indivíduo escolhe realmente o que deseja beber.
Relevo
A introdução de relevo nos materiais promove a diferenciação da embalagem, pois ressalta a marca comercial ou a impressão do produto e também permite a identificação de informações pelo tato. O processo de aplicação de relevo, conhecido como embossing/debossing, é bastante utilizado no segmento de bebidas, especialmente em embalagens plásticas e latas.
Cores
O uso das cores é outra importante ferramenta que auxilia na construção da identidade da marca, da imagem do produto e na concepção do design da embalagem. As cores são usualmente empregadas para estimular a associação do produto à marca, despertar sensações, assim como expressar a personalidade da marca e o conceito do produto, chegando até a caracterizar o tipo de consumidor pela sua identidade com o design da embalagem.
A utilização de um número limitado de cores é um dos recursos adotados para valorizar aspectos como luxo, simplicidade, saúde, produto natural e oriundo de agricultura orgânica e sustentável.
Edições limitadas e a Copa do Mundo
Utilizadas para promover sensação de exclusividade, as edições limitadas de produtos costumam acompanhar grandes eventos, a exemplo de grandes eventos esportivos, festivais, festas típicas, datas festivas como o Natal e até lançamento de filmes. Em outros casos, uma versão temporária pode servir também para testar a receptividade de produtos no mercado. Este ano, com a realização da Copa do Mundo durante o meio do ano podem ser esperados lançamentos limitados com a temática do evento ou que remetam à seleção brasileira de futebol.
Referências:
Brasil Beverage Trends 2020 – ITAL, 2016
USO de textura em relevo ou depressão. In: DANTAS, S. T. Principais tendências de embalagem para bebidas. Brasil pack trends 2005: embalagem, distribuição e consumo. Campinas, SP: ITAL/CETEA, 2000. p. 135.
BRASIL bakery & confectionary trends 2020. Campinas: ITAL, 2014. 324 p.