Taurina: o aminoácido das bebidas energéticas que é aliado do esporte

Aminoácido produzido pelo corpo humano e que também pode ser encontrado nas bebidas energéticas, a taurina está presente em diversos órgãos, como o coração, cérebro, olhos, músculos e ossos.

Seus benefícios para a saúde global de um indivíduo já foram atestados pela ciência, principalmente sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Graças a elas, as células do organismo e praticamente todos os sistemas do corpo humano se mantêm funcionando.

Diversas pesquisas e literaturas nacionais e internacionais comprovam e atestam que esse aminoácido também possui efeitos benéficos para a prática esportiva. A suplementação com taurina pode auxiliar na proteção das células contra a ação de radicais livres durante a prática de esportes de alta intensidade e longa duração, como o triathlon, por exemplo, prática que costuma desencadear um aumento brusco da produção de radicais livres e estresse oxidativo, comprometendo assim o desempenho do atleta.

Fontes de taurina

Mas, como incluir a taurina em uma dieta balanceada? Embora encontrada no corpo humano, a taurina também está presente em certos alimentos e bebidas, como carnes de aves, frutos do mar e nas bebidas energéticas. Esse consumo suplementar pela alimentação é importante, porque a taurina é produzida pelo corpo humano em quantidades insuficientes.

No caso das bebidas energéticas, muito embora a taurina encontrada nos energéticos seja produzida sinteticamente, ela tem as mesmas características, propriedades e benefícios da taurina produzida pelo corpo. A taurina presente em energéticos atende a conformidade dos requisitos técnicos e regulatórios de cada país e desempenha a mesma função que seus homólogos naturais.