Safra da uva no Brasil tem quebra de pelo menos 50%

Devido às condições climáticas, a safra de uva está apresentando uma queda de mais de 50% em relação ao ano anterior. Entretanto, segundo os especialistas do IBRAVIN, Instituto Brasileiro do Vinho, que administram os números dos estoques de suco de uva e vinho, não haverá falta de suco de uva para a produção de néctares e refrigerantes, pois a safra do ano anterior foi excelente e houve uma grande sobra de suco para este ano. Outro fator que favoreceu a sobra de suco de uva foi a grande quantidade de vinhos importados comercializados no Brasil.

Como a importação do suco de uva é proibida por lei, tanto para a fabricação de vinhos como para a de bebidas não alcoólicas, e a política de compra de uvas para a produção de suco varia de fornecedor para fornecedor, sugerimos que as empresas de bebidas fiquem atentas aos fornecedores que dispõem de maior quantidade de suco em estoque.

A princípio não haverá pedidos para abertura de importação, mas a situação da nova safra deverá ser avaliada no final do ano, para não comprometer as indústrias em 2017.