Sabores Vegetais completa 10 anos

Sabores Vegetais do Brasil está completando 10 anos de inovação e tem muitos motivos para comemorar. A empresa, instalada na Zona Franca de Manaus (AM), é responsável pela produção do concentrado de guaraná, que dá o sabor característico da fruta brasileira ao tradicional guaraná Poty. Lá também é produzido o concentrado da Roller, refrigerante sabor cola, que é o carro chefe da Bebidas Poty.

O trabalho que realiza tem alguns diferenciais importantes que fazem com que se destaque no mercado brasileiro. Vagner Pacchioni, Gerente da Sabores explica que a distinção está na origem do fruto. “Nós adquirimos apenas sementes de guaraná de alta qualidade. É desta semente que será extraído o guaraná e, numa segunda etapa, preparado o concentrado que será enviado para a Poty. Com isso, o produto que chega ao consumidor final tem um sabor e uma qualidade incomparáveis”, diz.

Plantio de guaraná

A Sabores Vegetais do Brasil está patrocinando o Projeto Expansão da Guaranaicultura – Criação do Circuito Metropolitano da Cultura, envolvendo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Amazonas e cooperativas de agricultores locais.  A intenção é promover o plantio de um tipo de guaraná mais produtivo e mais resistente a doenças, transferindo tecnologia aos cooperados.

O programa envolve quase 800 famílias de pequenos agricultores que terão uma nova fonte de renda na produção do guaraná. Já a Sabores Vegetais terá uma fruta de mais qualidade e maior produção.

Paulo Barufi, Gerente Administrativo da Bebidas Poty e responsável pela implantação e acompanhamento do projeto, acredita em seus benefícios. “A empresa patrocina e incentiva este programa desde a fase inicial e se colocou a disposição para a aquisição das sementes de guaraná produzidas pelos agricultores parceiros”. José Luiz Franzotti, Diretor Presidente da Poty, classifica o projeto como uma das mais  importantes iniciativas voltadas à melhoria do cultivo do guaraná na Amazônia. “O objetivo é termos um guaraná de melhor qualidade valorizando o fruto característico do Brasil, com um sabor que faz sucesso no mundo inteiro”.

O projeto está em fase adiantada e este ano os agricultores começam a colher e beneficiar os primeiros frutos de um guaraná mais produtivo e resistente, desenvolvido pela Embrapa.
O BRS Maués é atualmente o clone mais indicado para plantio no Amazonas. Enquanto a produtividade de uma planta de guaranazeiro nativo é de cerca de 300 g de semente seca por ano o BRS Maués está produzindo até 1,5 Kg por planta / ano. Estes clones começam a produzir com aproximadamente 18 meses após o plantio, tempo bem menor quando comparado ao guaraná nativo, que é de aproximadamente cinco anos.