Redução na gramatura de garrafas plásticas: inovação e sustentabilidade

Gramatura

Reduzir o impacto ambiental de suas operações tem sido uma das prioridades para a indústria brasileira de bebidas não alcoólicas. A redução no peso das garrafas PET, utilizando menor quantidade de material de embalagem, é um exemplo de ação do setor nesse sentido. Além atender a demanda do consumidor e do setor por produtos mais ecológicos, a medida ainda permitiu à indústria reduzir custos.

As principais vantagens desta inovação estão na economia de material e no menor impacto ambiental, já que resulta numa menor produção de resíduos. Os avanços só foram possíveis depois de mudanças completas nos processos de produção das embalagens, com a implantação de novas tecnologias nas linhas de envase e sopradoras.

A redução da gramatura das embalagens, em etapas sucessivas, partiu de 30 gramas de resina plástica – para garrafas PET de 1,5 litros de água mineral – a apenas 22 gramas. Os últimos avanços tecnológicos já permitem por exemplo garrafas de água mineral de 500 ml com somente 8 gramas. As tampas também reduziram de 5 para 2,4 gramas do material. Com o finish (rosca) da garrafa mais curto, pode-se também utilizar tampas mais leves.

gramatura
Garrafa PET e preforma

Outra inovação da indústria que possibilitou a redução do peso das garrafas foi a introdução de dosagem de nitrogênio líquido no processo de envase de bebidas. Os sistemas de dosadores pingam uma gota de nitrogênio líquido em cada garrafa. Imediatamente, ocorre o fechamento da garrafa com tampa e o gás se expande, dando resistência mecânica às garrafas mais finas, o que possibilita um transporte seguro e sem danos às embalagens e ao produto.  A tecnologia também elimina o oxigênio dentro da garrafa, aumentando a durabilidade sensorial do produto.

Essa tecnologia foi uma das inovações expostas pela indústria na última edição da Fispal Tecnologia, que aconteceu em São Paulo no mês de junho.

Confira no vídeo como funciona um dosador:

http://www.facebook.com/abirbrasil/videos/1975841749117218/