No próximo domingo (11), o País de Gales, Reino Unido, recebe a sexta etapa do Red Bull Cliff Diving 2016, que será ainda mais importante para um competidor local: o pentacampeão mundial Gary Hunt.
Depois de ficar apenas em 10o lugar na etapa anterior – o segundo pior resultado de toda a sua carreira -, Hunt quer voltar ao pódio, com apoio da torcida britânica, para manter a liderança do ranking e se aproximar do hexacampeonato. Ele se juntará a outros 22 atletas, entre homens e mulheres, para saltar de plataformas com mais de 20 metros de altura na Lagoa Azul.
Com 47 pódios em 55 etapas disputadas, Gary Hunt é sempre o homem a ser batido no Mundial de Saltos em Penhasco e vinha de uma boa sequência na temporada 2016. Mas, na Itália, há duas semanas, teve que se contentar com um 10o lugar, que o fez perder pontos importantes rumo ao seu sexto título mundial e deixou o mexicano Jonathan Paredes se aproximar. Mesmo assim, manteve a liderança do ranking e, agora, quer vencer no País de Gales para aumentar essa diferença nos pontos.
Para as mulheres, o clima é de novidade: essa será a primeira vez que nove atletas competirão na Lagoa Azul. Depois de vencer a primeira etapa de sua carreira no Mundial, na Itália, a canadense Lysanne Richard foi a única a derrotar a estreante australiana Rhiannan Iffland este ano. Iffland venceu as duas primeiras provas da temporada e, por enquanto, ocupa a liderança do ranking, enquanto a canadense está no segundo lugar. Com mais quatro etapas até o final do ano, elas buscarão o melhor resultado possível para se manterem no topo.
Em uma plataforma a 27 metros de altura na Lagoa Azul, os atletas realizarão seus saltos, que duram apenas três segundos, enquanto alcançam uma velocidade de cerca de 85 km/h. O País de Gales recebe o Red Bull Cliff Diving neste domingo (11), com transmissão ao vivo em www.redbull.tv a partir das 10h50 (horário de Brasília).
Fonte: Red Bull Communications