Em artigo para o Correio Braziliense, o presidente da ABIR, Victor Bicca Neto, fala sobre a importância das ações coletivas para a construção de um futuro mais sustentável.
Victor destaca ações inovadoras do setor de bebidas não alcoólicas no caminho da economia circular, como a melhoria contínua das embalagens, com o uso de materiais mais sustentáveis para maior reciclabilidade; e a ampliação do portfólio de embalagens retornáveis.
Nosso presidente também ressalta parcerias fundamentais, como a que realizamos com a ANCAT, buscando incentivar o fortalecimento das cooperativas e entidades associativas de catadores de material reciclável. Mas faz um alerta importante para a necessidade de aumentar o índice de coleta seletiva de resíduos sólidos no país.
De acordo com a edição de 2023 da pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem , no Brasil, apenas 3,6% dos resíduos urbanos são coletados seletivamente. “Para aumentar esse índice, é fundamental que governo, empresas e sociedade façam a sua parte para enfrentar os obstáculos rumo a um futuro ‘lixo zero’”.
Leia a íntegra do artigo aqui