Projeto liderado pela PepsiCo expande acesso à água potável para 52 mil pessoas no Brasil

A PepsiCo Brasil e o braço filantrópico da empresa, a Fundação PepsiCo, anunciam hoje projeto idealizado em parceria com a Water.org e o Aquafund do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de parceria local com o Banco do Nordeste, para fornecimento de água potável para 52 mil pessoas no Nordeste do país – incluindo Petrolina (PE), onde a PepsiCo possui uma fazenda própria para cultivo de coco verde e também a fábrica de KERO COCO®.  O investimento será feito com aporte de U$ 600 mil durante os próximos três anos, que deverão ser alocados em iniciativas como apoio às concessionárias de água para ampliação e melhoria de seus serviços, e viabilização de linhas de crédito para projetos que busquem encontrar soluções para os problemas de abastecimento e saneamento básico nacional.

As linhas de financiamento deverão ser orquestradas por meio de uma plataforma de Blockchain, sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet para viabilizar o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas, e que deve ser implementada por instituições financeiras levando, assim, a melhores decisões de empréstimo e menos inadimplência, reduzindo custos operacionais. A parceria com a Water.org, por exemplo, será operacionalizada pelo Banco do Nordeste. No Nordeste do Brasil, cerca de 80% das pessoas não têm acesso a esgotamento sanitário e 40% não possuem rede de água em suas residências.

A situação sanitária no Brasil preocupa já há algumas décadas; embora concentre 12% de todos os recursos hídricos superficiais disponíveis em todo o planeta, o país ficou em 87º lugar no Índice de Desenvolvimento de Saneamento em 2019. Atualmente, ainda há cinco milhões de brasileiros sem acesso à água potável e 28,6 milhões não possuem saneamento básico em suas residências. A situação global é igualmente alarmante: uma em cada nove pessoas não têm acesso a água potável e até 700 milhões deverão ser deslocadas devido à intensa falta de água já em 2030. A necessidade de intervenção rápida nesta crise tornou-se mais evidente durante a pandemia da Covid-19: atualmente, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estão sob risco elevado desta doença e de outras pois usam ou trabalham em instalações de saúde sem serviços básicos de água.

Globalmente, a PepsiCo já ajudou mais de 55 milhões de pessoas a obterem acesso à água potável desde 2006, por meio de programas de distribuição, purificação e conservação. Como parte de sua abordagem, a Fundação PepsiCo busca desenvolver programas que possam promover soluções sustentáveis de longa duração e desbloquear fundos de parceiros governamentais e sem fins lucrativos para aumentar o impacto. Desde 2005, a Fundação investiu mais de US $ 53 milhões em seus programas de acesso à água potável em todo o mundo – esforços que ajudaram a catalisar quase US $ 700 milhões em financiamento adicional com parceiros como o BID, Safe Water Network e Water.org para apoiar infraestrutura e programação adicionais. Além disso, a PepsiCo é uma das empresas fundadoras e tem liderança ativa no Conselho de Administração e Conselho Diretor do Grupo de Recursos Hídricos 2030, atualmente hospedado pelo Grupo do Banco Mundial, uma iniciativa que se concentra na gestão sustentável dos recursos hídricos.

“Como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, temos o compromisso em promover a segurança hídrica e impactar positivamente as comunidades em que estamos inseridos. Neste sentido, estamos muito orgulhosos em anunciar a parceria com a Water.Org e o Aquafund do BID, pois além de ampliarmos o acesso de milhares de brasileiros a este que é um dos recursos naturais mais importantes para vida humana, o projeto vai viabilizar cerca de 15 mil empréstimos além de mobilizar U$ 14 milhões em capital, ajudando a movimentar a economia nacional em um cenário de crise”, afirma Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

 Outras parcerias e projetos liderados pela PepsiCo no Brasil e no mundo

  • PepsiCo e The Nature Conservancy (TNC) se uniram para implementação de projetos de conservação de bacias hidrográficas de risco nos Estados Unidos (EUA), América Latina e África do Sul. Trabalhando com fazendeiros, proprietários de terras, comunidades locais, agências estaduais e federais e organizações não governamentais (ONGs), a iniciativa beneficiou diretamente 2.600 famílias e contribuiu para a saúde de aquíferos com potencial para beneficiar mais de 42 milhões de pessoas que vivem e trabalham nestas bacias hidrográficas cruciais do México, Guatemala, Brasil, Colômbia, República Dominicana e Peru. No Brasil, mais especificamente em São Paulo, foram reabastecidos mais de 126 milhões de litros no final de 2020. Em 2021, a PepsiCo está intensificando a parceria com a TNC para trabalhar em direção à meta global atualizada para 2025 de reabastecer 100% do total de água que usamos em nossas operações em locais de alto risco de escassez água, com um investimento de $3,2 milhões de dólares de 2021 a 2023. Um dos locais beneficiados pelo projeto será Itu, em São Paulo.

  • Hydro-BID é uma ferramenta de modelagem e gestão de dados de recursos hídricos inovadora que estima a disponibilidade de água doce em regiões com escassez hídrica, dando aos municípios a capacidade de governar melhor os seus recursos. Até o momento, já foi implementado com apoio da PepsiCo na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, República Dominicana, Panamá e Paraguai;

Cuidado com a Água também dentro das operações

  • Há 10 anos a Pepsico possui um programa global de conservação de recursos, o ReCon (Resource Conservation), que tem como objetivo reduzir os resíduos gerados nos processos fabris e economizar água e energia. No Brasil, em relação à água, são destaques:

o   Economia de mais de 583.500.930 de litros no período de 2015 a 2020;

o   Uma nova melhoria foi replicada globalmente nas linhas de produção de batata, com redução estimada é de 15.800.000 litros por ano no Brasil e 1 bilhão de litros no mundo.

A economia do recurso passa por todas as etapas do processo, graças a projetos implementados nas fábricas para que a preservação da água realmente aconteça, como uso de Telemetria para acompanhamento em tempo real do uso de água e energia, Reuso de Água de Chuva, para que seja usada para atividades que não requerem de uma qualidade especifica, e instalação de Mictórios Ecológicos, que podem reduzir o consumo de água em até 54m3 por ano.

  • Na fábrica da PepsiCo em Itu – SP, existe ainda um complexo para reaproveitamento de água, pelo meio do qual já foram repotabilizados 162 milhões de metros cúbicos até 2020, o equivalente a 4 piscinas olímpicas por mês. Por meio de uma tecnologia pioneira no Brasil, a empresa economiza o total de 9.000.000 litros mensais, o que corresponde a 60% do consumo total da fábrica.
  • O uso inteligente de água também está presente no dia a dia do time de Agro da PepsiCo, e é parâmetro de análise e acompanhamento dentre os produtores parceiros, para que os insumos que vem do campo sejam produzidos da forma mais sustentável possível, seguindo os parâmetros do SFP (Sustainable Farming Program), programa da companhia que implementa melhores práticas agrícolas entre todos os elos da cadeia agro. Na fazenda própria da PepsiCo em Petrolina (PE), por exemplo, onde são cultivados parte dos cocos verdes usados na produção de KERO COCO®, existe uma estação meteorológica, que monitora o clima e o sistema de irrigação, oferecendo apenas o que as plantas realmente necessitam de água, evitando assim desperdícios. Já na fábrica de KERO COCO® há sistemas de recuperação de água e caixa d’água, o que gera uma economia de 428 mil metros cúbicos por mês.
  • Em 2018 a PepsiCo teve a iniciativa de medir a quantidade de água limpa e potável usada das estações de beneficiamento que lavam as batatas usadas na produção de seus produtos, para reduzir o desperdício.  O resultado foi a redução de 60% do uso de água limpa, que representam cerca de 50 milhões de litros de água desde o início do projeto. Essa quantidade de água é suficiente para abastecer uma cidade de 65 mil habitantes por 7 dias no Brasil, encher 20 piscinas olímpicas, e representa metade do peso de um iceberg pequeno de 100 mil toneladas. Foram também realizados investimentos por parte dos produtores de batata para reduzir o uso de água limpa da natureza, tais como armazenar água de chuva, usar pressão de aspersores, e criar um circuito fechado de água por tanques de decantação, reciclando a água de forma natural. Esse projeto ajuda reduzir a extração de água da natureza permitindo construir um sistema alimentar mais sustentável, incorporando ainda mais propósito em nossos negócios e marcas, fazendo ainda mais pelas pessoas e pelo planeta.

Aumentar o acesso à água potável é parte do foco da PepsiCo em continuar a integrar o propósito em sua estratégia de negócios e marcas para se tornar PepsiCo Positive – entregar melhores resultados para as pessoas e o planeta, enquanto permite que ela seja uma empresa de crescimento mais rápido e mais resiliente.