Projeto Estação Sustentável recolhe mais de 3,5 toneladas de resíduos sólidos em escolas municipais

Alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, divulgados pela ONU, a edição 2019 do Projeto Estação Sustentável bateu um recorde histórico: em apenas três meses já recolheu 3.620 Kg de resíduos sólidos (papel, alumínio e plástico) em oito escolas municipais de Linhares, no Espirito Santo, e Fazenda Rio Grande, no Paraná. E a missão segue adiante até novembro, quando se encerra a edição 2019 do projeto.

Criada em 2011, a ação é uma iniciativa da Leão Alimentos e Bebidas, e começou como uma coleta de resíduos nas praias capixabas. Com o passar dos anos, o projeto, além de se expandir para a Fazenda Rio Grande, ganhou um caráter mais educacional. Hoje o Estação Sustentável atua nas escolas em duas frentes: com uma super aula, cujo objetivo é proporcionar vivências e experiências para o fortalecimento de propriedades de sociabilização, inclusão e conscientização das crianças, e como torneio de coleta seletiva, que, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Associações de Catadores, coleta, separa e destina os resíduos sólidos ao lugares próprios. Para desenvolverem as atividades, os professores passam por um processo de formação com aulas que apresentam as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contextualiza sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e discutem as habilidades e competências que contribuem para o desenvolvimento de práticas que impactem, positivamente, no desempenho escolar. Fora isso, as escolas que participam do projeto recebem Kit Sustentável – com livros, jogos e cartilhas desenvolvidas pelo MEC e pela UNESCO – para estimular as mais diversas formas de ensino e aprendizagem para a sustentabilidade.

“Queremos fortalecer a relação do professor com o aluno e criar uma cultura de paz, sempre trabalhando junto com ODS”, explica Helen Brito, Relações Institucionais e Comunicação da Leão Alimentos e Bebidas. Entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável presente nessas atividades estão: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Até o momento, as cinco escolas de Linhares já recolheram 1,8 toneladas enquanto as três de Fazenda Rio Grande registraram 1,7 tonelada. No total, cerca de 700 alunos foram envolvidos nas ações. “A Leão doou os tambores e bambonas para o armazenamento correto dos resíduos e tem muita gente engajada no projeto. Nossa expectativa é de aumentar ainda mais essa coleta, já que ela vai até novembro. O mais legal é que o Estação Sustentável serviu de espelho e tem outras escolas que já estão coletando resíduos”, ressalta Helen. Vale ressaltar que, além das integrantes oficiais do projeto, outras três escolas de Linhares também adotaram espontaneamente os conteúdos e as dinâmicas do Estação Sustentável em seu dia a dia. Mobilizando e promovendo a educação ambiental, a iniciativa já recebeu dois selos Sesi ODS e venceu o prêmio Expressão Ecologia.

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas

A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Líder no mercado, a Leão leva sabor, praticidade e bem-estar à mesa dos brasileiros por meio de marcas consagradas nacionalmente, como Del Valle, Del Valle Água de Côco, Del Valle 100% Suco, Del Valle para o McDonald´s, Chá Leão, Matte Leão, Powerade, Leão Senses e ADES. Com mais de 1.500 colaboradores, além de gerar cerca de 1.000 empregos indiretos, a Leão Alimentos e Bebidas conta com unidades fabris localizadas em Linhares/ES, Fazenda Rio Grande/PR e Fernandes Pinheiro/PR, e é uma empresa comprometida com a cultura de sustentabilidade, respeitando suas comunidades, funcionários e o meio ambiente.