Projeto de capacitação e geração de renda conta com apoio da Leão

Leão apoia projeto de geração de renda em Linhares-ES
Leão apoia projeto de geração de renda em Linhares-ES. Foto: Divulgação Leão

A Leão Alimentos e Bebidas apoia iniciativas sociais em diferentes bairros da cidade de Linhares, no Espírito Santo. Em Santa Cruz, o projeto “PET que Transforma” é um exemplo disso. Voltada a moradores que vivem em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa tem como objetivo capacitar e estimular e geração de renda. Com o auxílio do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, o projeto listou um grupo de 20 mulheres, que foram convidadas a integrar uma linha de produção de vassouras recicladas, fabricadas a partir de garrafas PET.

Embora ainda embrionário, o projeto tem como meta a geração de renda extra e capacitação profissional para a comunidade do bairro. A repercussão inicial foi tanta que a procura pelo cadastramento superou a oferta de vagas do “PET que Transforma”. As oficinas são dadas por Sidney Fantoni, coordenador do projeto, em um galpão recém reformado pela Leão, também responsável pela compra dos materiais para início das oficinas e construção de banheiros. Em apenas uma semana, 18 vassouras recicladas já foram produzidas, que serão vendidas pelas próprias participantes.

Mais Leão Comunidade em Ação

Vale lembrar que, em novembro do ano passado, a Leão Alimentos e Bebidas mobilizou voluntários para a ação “Circuito Cidadão”, realizando mais de 3 mil atendimentos aos moradores de Santa Cruz, Canivete e Betânia, por meio de serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, lazer, bem-estar e cidadania. O mutirão de mobilização impactou cerca de 2 mil pessoas, promovendo o resgate da cidadania e a inclusão social, além de facilitar o acesso a diversos serviços à população.

“Após o Mais Leão Circuito Cidadão, entendemos que precisávamos ir além da mobilização social realizada em um único dia e o que o maior desafio era empoderar os cidadãos das comunidades do entorno de nossa unidade”, comenta Fabiano Rangel, gerente de relações institucionais e sustentabilidade da Leão Alimentos e Bebidas. Sob essa perspectiva, a empresa implementou, no começo do ano, o Mais Leão Comunidade em Ação, visando a melhoria das condições de desenvolvimento local.

Com foco na transformação da realidade social, a ação mobilizou 20 líderes comunitários dos bairros Canivete e Santa Cruz – entre eles, membros da Escola Modeneze e Associação de Moradores do Santa Cruz, que receberam um curso para a elaboração de iniciativas que fomentassem o empoderamento das comunidades. Após o treinamento, a Leão lançou um “edital” de apoio financeiro aos projetos mais bem avaliados de cada bairro, que também seriam apreciados pela equipe técnica do FINDES – Federação das Indústrias do Espírito Santo. Assim, surgiram os projetos “Jogadores do Futuro” e “PET que Transforma”.

“O principal foco aqui não está em apoiar os projetos sociais em si, mas criar condições para o desenvolvimento e o empoderamento das comunidades no entorno de nossas operações, a partir de propostas práticas e efetivas”, completa Rangel.

Liderança e referência em sustentabilidade

A Leão Alimentos e Bebidas participa ativamente da Economia brasileira, gerando emprego e investindo em diferentes regiões nacionais. Em Americana, no Estado de São Paulo, está um dos mais estratégicos Centro de Distribuição da empresa e uma operação de logística referência para outras companhias do setor e de outros segmentos. Das unidades fabris, localizadas em Linhares, no Espírito Santo, Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro, ambas no Paraná, sai uma ampla e variada linha de bebidas que refrescam e hidratam milhões de brasileiros, de Norte a Sul do país. São néctares, bebidas mistas, sucos, refrescos, energéticos, repositores e chás de marcas consagradas nacionalmente como Del Valle, Del Valle Reserva, Del Valle 100% Suco, Del Valle Laranja Caseira, Mais, Powerade, I9, Matte Leão, Leão Fuze, Chimarrão Pampas, Leão Guaraná e Leão Guaraná Açaí.

A Leão Alimentos e Bebidas orgulha-se de ser responsável pela primeira fábrica de bebidas do Brasil a receber a certificação internacional LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental, concedida à unidade de Fazenda Rio Grande. Vale ressaltar que o conceito de sustentabilidade vai além da infraestrutura e das boas práticas adotadas nas fábricas. Ele é o alicerce do negócio da Leão Alimentos e Bebidas, que inclui, por exemplo, o compromisso da empresa com o desenvolvimento da produção rural e a valorização das pessoas e do meio ambiente. É por isso que, no norte do Espírito Santo, a Leão Alimentos e Bebidas participa de projetos junto ao homem do campo e comanda as atividades da processadora de frutas TROP, integrando assim toda a cadeia produtiva de néctares.

Fonte: Leão Alimentos e Bebidas / BANSEN & Associados Comunicação