Esta semana, o Projeto Bacias chegou ao rio Guandu, responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo fortalecer projetos de conservação e recuperação florestal em áreas críticas da região para reduzir a exposição da população aos riscos hídricos. O trabalho é uma ação coletiva da Ambev com a organização não governamental The Nature Conservancy (TNC), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) e apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Queimados. Juntos buscam ajudar na gestão sustentável e duradoura dessa região hidrográfica.
Para iniciar o trabalho, será realizado o plantio de 2 mil mudas em uma área de preservação ambiental. A Ambev assumiu em atingir oito metas ambientais até 2017, sendo uma delas, a de criar iniciativas para proteção de bacias hidrográficas. Esta edição do Projeto Bacias no Guandu se junta a outras já em curso nas cidades de Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP) e Sete Lagoas (MG).
“Acreditamos que o trabalho em rede é a melhor maneira de transformar o mundo em um lugar melhor. Como sabemos, a preservação da água é um grande desafio e, e por isso, demanda uma solução colaborativa. Somente trabalhando juntos, unindo parceiros comprometidos com esta causa como nós, conseguiremos ter resultados cada vez maiores e na urgência que o tema exige. O Guandu é só mais um dos inúmeros passos que a companhia tem dado nessa questão”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.