Programa da Coca-Cola FEMSA Brasil capacita instituições de Itabirito, Brumadinho, Nova Lima e Moeda

Programa de Capacitação ONGs - Coca-Cola FEMSA Brasil. Foto: divulgação

A Coca-Cola FEMSA Brasil, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), realizou, em abril, o “Programa de Capacitação de Organizações Sociais”, que ofereceu cursos gratuitos a 92 pessoas de instituições e representantes do Poder Público que atuam nas cidades Itabirito, Brumadinho, Moeda e Nova Lima. Além de abordar os temas “Gestão Orçamentária” e “Gestão de Projetos”, o programa proporcionou aos participantes conhecer a fábrica da empresa em Itabirito e os conceitos de sustentabilidade da operação.

O objetivo geral do programa foi contribuir para o desenvolvimento de organizações sociais locais e para a sua perenidade, principalmente em questões econômicas, indicando caminhos e possibilidades de melhor acesso a recursos e gestão. Segundo Rafaela Araújo, analista de Sustentabilidade e Inovação Social da Fundação Dom Cabral, devido à identificação de carência na elaboração de projetos e orçamentos, a ideia central foi capacitar as organizações sociais e instituições para que elas pudessem elaborar planos consistentes a fim de participar de editais públicos e privados.

“Os cursos foram divididos em dois módulos, um da área de gestão financeira e o outro na área de projeto. No curso de gestão financeira, abordamos a sustentabilidade econômica das organizações e ensinamos a realizar a elaboração de fluxo de caixa. Já no módulo de gestão de projetos, tivemos aulas mais dinâmicas. O curso foi mesclado com aulas expositivas, com atividades em sala, individuais e em grupos, e foi finalizado com a dinâmica da apresentação do projeto final”, afirma Rafaela.

O programa foi muito bem recebido pelos participantes, com uma média geral de satisfação de 92%. “O módulo de projetos foi essencial para a nossa associação, pois não possuíamos conhecimento sobre esse tema e agora estamos mais seguros em utilizar as ferramentas necessárias para desenvolvê-los”, afirma a coordenadora da Associação dos Deficientes de Itabirito, Ivana Suzana Vaz.

O Instituto Oksigeno, localizado em Nova Lima, também participou dos cursos de capacitação. De acordo com Robert Jonas Andrade, gestor da instituição, essa foi uma experiência muito produtiva. “Com a instrução de professores competentes, foi possível a absorção de todo o conteúdo dos dois módulos apresentados. Isso será extremamente importante para os avanços do nosso Instituto e pretendemos aplicar tudo o que foi aprendido. A ideia é replicar as dicas não somente no Oksigeno mas também na vida pessoal dos envolvidos nas aulas”, afirma Andrade.

Em Moeda, a Associação Serra Viva participou dos cursos oferecidos e, de acordo com a contribuidora técnica, Lilian Fontes, os conteúdos aprendidos já estão sendo colocados em prática na associação. “Os dois módulos foram de grande importância, pois, além da parte teórica, tivemos a orientação técnica. A troca de informações entre as outras instituições também foi essencial, uma vez que tivemos a oportunidade de perceber que possuímos capacidade para implementarmos tais projetos. Nesse caso, o que faltava eram direção e planejamento, o que foi obtido depois da participação nos módulos”, declara Lilian.

O Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico de Brumadinho também participou dos cursos de capacitação. Para o auxiliar administrativo-financeiro da entidade, Edelson Brito, a iniciativa foi uma forma de aperfeiçoar e inovar as técnicas que já eram implantadas no Núcleo. “Já possuíamos familiaridade com o conteúdo apresentado, porém é sempre importante recordar, aperfeiçoar e atualizar os sistemas. Por isso, foi de grande proveito a nossa participação no curso de capacitação”, revela Brito.

Fonte: Coca-Cola FEMSA Brasil