Poty apoia projeto de registro e incentivo ao futebol feminino

Foto de Guilherme Baffi da série sobre futebol feminino

O universo do futebol feminino ganha destaque com o projeto “Meninas – O Sonho de Bola”, assinado pelo jornalista Carlos Petrocilo e pelo jornalista fotográfico Guilherme Baffi. O projeto, composto por livro-reportagem e exposição fotográfica itinerante, tem como uma das patrocinadoras a Bebidas Poty.

Longe dos altos números e investimentos do futebol masculino, as mulheres suam a camisa para conquistar investidores e divulgação, e estão fazendo bonito, mesmo muitas vezes sem apoio. O projeto “Meninas: o sonho de bola” conta para o público em geral como é essa paixão, que dribla diferentes adversários, por meio de livro-reportagem e exposição fotográfica. O livro-reportagem, da editora Serifa, foi lançado no dia 19 em São José do Rio Preto em noite de autógrafos, marcando também a abertura da exposição homônima com 24 fotos.

A exposição fotográfica itinerante passa pelas cidades de São José do Rio Preto, Bálsamo, Votuporanga e Mirassol, valorizando a conquista da mulher brasileira, com fotos e textos resumidos sobre o Juventude, time rio-pretense, e curiosidades sobre a modalidade esportiva no Brasil. Também no dia 19 a exposição foi aberta ao público em Mirassol, Bálsamo e Votuporanga. O livro será distribuído gratuitamente nas quatro cidades por onde o projeto passa e a exposição permanece 15 dias em cada local.

O projeto “Meninas: o sonho de bola” foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura via ProAC/ICMS e com o patrocínio das empresas Poty, Natural Life e Kodilar e Riopreto Shopping Center.

No Brasil, o futebol feminino reúne crianças e adolescentes que sonham em um dia ser Marta, jogadora brasileira eleita cinco vezes a melhor do mundo.

Em Rio Preto e região, o futebol feminino foi impulsionado pelo Juventude, que teve origem na zona norte de São José do Rio Preto e, sem recursos financeiros, porém, com muita raça, sagrou-se campeão Brasileiro e do Paulistão, superando grandes clubes brasileiros como Corinthians, Flamengo e Santos.

“O livro traz textos e fotos desde o dia-a-dia das atletas em campo esburacados e também durante as partidas. E também aborda a modalidade e toda sua estrutura na cidade, além do esporte como qualidade de vida e promoção social”, afirma o jornalista Carlos Petrocilo.

Já o jornalista fotográfico Guilherme Baffi destaca o aspecto emocional da luta das jogadoras. “Barreiras, dificuldades, gols e vitórias constroem as trajetórias dessas atletas, que são inspiração pela garra, vontade de vencer e amor pelo esporte”, conclui Baffi.

Fonte: Poty