PepsiCo reporta progresso após um ano do anúncio das metas de Performance com Propósito 2025

Relatório de Sustentabilidade Pepsico

A PepsiCo reportou em setembro progresso em relação às ambiciosas metas de sua agenda de Performance com Propósito para 2025, anunciadas no ano passado. A empresa melhorou seu desempenho em cada um dos três pilares prioritários da agenda: Produtos, Planeta e Pessoas, proporcionando retorno de mais de US$ 7 bilhões para os acionistas durante o mesmo ano.

Em seu último Relatório de Sustentabilidade, divulgado no último mês, a PepsiCo também reafirmou seu compromisso de efetuar mudança sustentável em toda a empresa, em sua cadeia de valor, no setor de alimentos e bebidas e na comunidade por meio de sua visão de Performance com Propósito.

“No ano passado, aumentamos significativamente nossos esforços relacionados a Performance com Propósito, nossa visão de entregar sólidos resultados financeiros a longo prazo de forma a atender às necessidades do mundo ao nosso redor”, disse Indra K. Nooyi, presidente e CEO da PepsiCo. “Desde então, temos trabalhado arduamente para avançar nossa agenda para 2025 fazendo produtos mais nutritivos, limitando nossa pegada ambiental e capacitando as pessoas e as comunidades onde fazemos negócios. “Como o relatório deste ano mostra, estamos fazendo progresso real e significativo em todo o mundo.”

Destaques do Relatório de Sustentabilidade de 2016 da PepsiCo:

· Produtos: A PepsiCo reduziu o teor de açúcares adicionados, gordura saturada e sódio em seu portfólio de bebidas e snacks em 2016 em comparação com as linhas de referência de 2015[1]. A empresa também continuou a orientar seus negócios para produtos mais nutritivos, aumentando a receita líquida do portfólio de Nutrição Diária para 27% do total da empresa e fornecendo mais de 260 milhões de porções de alimentos nutritivos para comunidades carentes.

· Planeta: A PepsiCo atingiu um quarto de sua meta de 2025 em termos de reabastecimento de água, com a reposição de aproximadamente 2,7 bilhões de litros de água em bacias hidrográficas locais com alto risco de escassez hídrica. Trabalhou ainda com a PepsiCo Foundation e parceiros, e somente em 2016 proporcionou acesso a água potável para mais de 2 milhões de pessoas (um total de 11 milhões de pessoas entre 2006 e 2016).

· Pessoas: Por meio de sua Iniciativa de Agricultura Sustentável, a PepsiCo interagiu com os fazendeiros que cultivam 34% das plantações que a empresa compra diretamente. Esse programa ajuda os agricultores e suas comunidades a obter mais resultados do trabalho realizado, além de reduzir o consumo de água e as emissões. Em 2016, a PepsiCo também aumentou para 38% a representação feminina na administração da empresa, e capacitou 6 milhões de mulheres e meninas por meio de investimentos nas comunidades locais (atingindo aproximadamente 50% da meta para 2025).

Embora tenha sido realizado um progresso crucial em direção às metas da agenda de Performance com Propósito para 2025, Mehmood Khan, vice-presidente e diretor científico de Pesquisa e Desenvolvimento Globais da PepsiCo, enfatizou que uma ação coordenada em escala é vital para abordar desafios inter-relacionados de nutrição e saúde pública, mudança climática, escassez de recursos e direitos humanos.

“O sistema global de alimentação está em um ponto de inflexão”, afirmou. “A vasta rede de fazendeiros, negociadores, processadores, fornecedores, fabricantes e varejistas que alimentam nosso mundo deve aceitar mudanças. Este ano, a resposta às nossas novas metas de Performance com Propósito serviu de inspiração para mim. Entendemos que há muito mais a ser realizado para atingir nossos objetivos, mas também sabemos que, trabalhando juntos, teremos sucesso ao criar um futuro mais saudável e sustentável para todos nós.”

A PepsiCo também anunciou medidas para aumentar a transparência e melhorar o acesso a informações-chave relativas à Performance com Propósito e aos problemas de sustentabilidade importantes para os stakeholders. A empresa lançou uma nova seção interativa A–Z Topics no site pepsico.com. Ela substitui o Relatório GRI (Global Reporting Initiative) – publicado em anos anteriores e fornece informações de fácil navegação, atualizadas regularmente, sobre as políticas, programas, governança e -desempenho da PepsiCo com base em suas metas da Agenda para 2025.

Faça aqui o download e acesse o Relatório de Sustentabilidade 2016.

Fonte: Pepsico Brasil