Mais da metade dos plásticos já produzidos foram feitos nos últimos 16 anos e, dos produzidos a cada ano, apenas 5% são efetivamente reciclados para uso futuro. “Reciclagem com Propósito”, incentiva o engajamento e a educação dos consumidores, promove a reciclagem inclusiva através de um trabalho conjunto com organizações da sociedade civil e fortalece a indústria de reciclagem local.
Por mais de uma década, a PepsiCo América Latina tem se dedicado à reciclagem inclusiva trabalhando lado a lado com a indústria da reciclagem e com os parceiros da sociedade civil, a fim de garantir que os recicladores e suas associações sejam parte integrante dos seus esforços de reciclagem.
A PepsiCo se esforça em alcançar que 100% das suas embalagens sejam recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025, aumentar o uso de materiais reciclados em embalagens plásticas, reduzir o impacto de carbono nas suas embalagens e aumentar as taxas de reciclagem com a PepsiCo Foundation e seus parceiros. Alguns destaques do avanço da empresa incluem:
- De 2008 a 2015, junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a IRR (Iniciativa Regional Para A Reciclagem Inclusiva), a PepsiCo atuou em 12 países e beneficiou 17.000 recicladores.
- Na PepsiCo Latin America Beverages (LAB) 92,9% dos materiais usados são recicláveis. Até 2025, 100% das suas embalagens serão recicláveis.
- Em parceria com Danimer Scientific, a PepsiCo está desenvolvendo embalagens biodegradáveis. Esse material está atualmente em fase piloto no Chile por meio da marca Lay’s Artesanas.
O lançamento de hoje tem foco no novo programa de recompensa e incentivo ao consumidor em parceria com a ecoins, uma iniciativa originária da Costa Rica que tem o objetivo de aumentar a coleta de materiais PET. O programa permite consumidores trocar seus materiais plásticos por ecoins, uma moeda virtual, que eles podem usar para ganhar descontos em vários produtos e serviços.
“Na PepsiCo, entendemos que as taxas de reciclagem na indústria de alimentos e bebidas são insuficientes. Nós estamos muito comprometidos em fazer parte da solução, principalmente na América Latina e Caribe, onde as taxas de reciclagem estão significativamente abaixo da média global,” disse Laxman Narasimhan, PepsiCo CCO Global e CEO da PepsiCo América Latina. “Através dessa parceria com ecoins, estamos trabalhando para tornar o plástico sustentável uma realidade na região, criando uma economia circular em que os plásticos se tornem moeda, não lixo.”
Para participar do programa e começar a ganhar descontos, os participantes primeiro criam um perfil virtual onde podem usar seus endereços de e-mail para armazenarem ecoins, como uma conta virtual. Os participantes podem levar materiais limpos, secos e separados para os centros de coleta, onde receberão ecoins em troca dos itens.
“A Ecoins foi criada na Costa Rica e lançada em 2018, em resposta à crescente demanda de consumidores conscientes que queriam participar da solução de problemas ambientais em países que carecem de um sistema adequado de separação, coleta e recuperação de resíduo. Ela integra conceitos como descontos, fidelidade, marketing digital, gamificação, que são tão conhecidos no nosso sistema de consumo, mas a partir de uma nova visão: a da economia circular. A experiência que as ecoins oferecem é a de facilitar a aprendizagem do consumidor sobre o processo da separação de materiais valiosos, ao passo que aumenta o volume e a lucratividade das centrais de coleta”, afirma Karla Chaves, diretora do programa.
Por meio dessa parceria, a PepsiCo apoiará a expansão da plataforma ecoins para 10 países na América Latina nos próximos dois anos, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru, Guatemala e Jamaica. Em 2019, a PepsiCo estima que as ecoins terão 300.000 contas e proverão conscientização de reciclagem para quase um milhão de pessoas através de campanhas estratégicas de mídias sociais abrangendo sete países.