SUCOS/SUMOS

SAIBA MAIS SOBRE OS SUCOS/SUMOS


O PRODUTO

O suco, ou sumo, é a bebida não fermentada feita exclusivamente por fruta madura e sadia, com grande quantidade de nutrientes. Esta não possui corantes, aromatizantes nem grandes quantidades de açúcares, que podem ser adicionados, mas não podem atingir mais que 10% em peso.

Nessas bebidas também é proibida a adição de aromas e corantes artificiais. Sozinho, um copo de suco pode equivaler a uma porção de fruta e contém todas as suas vitaminas e minerais, sem qualquer adição de conservantes.

De acordo com a empresa de pesquisa internacional (2015), a categoria dos sucos deve alcançar, até 2019, o volume total de 81 bilhões de litros e o faturamento de US$ 198 bilhões. No Brasil, apenas em 2016, foram produzidos 576 mil litros de sucos concentrados no Brasil.

Esse crescimento deverá ser favorecido pela busca por diversificação e pelas características intrínsecas aos sucos, que permitem o desenvolvimento de produtos naturalmente saborosos, nutritivos, saudáveis e funcionais. Dentre as macrotendências de inovação que devem ser seguidas pela indústria estão a personalização dos produtos, a experiência do cliente, o fator nutritivo e a funcionalidade dessas bebidas, a conveniência para o consumidor e a sustentabilidade.

Dados: Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR)


REGULAMENTAÇÃO

De acordo com o decreto Nº 6.871, de 4 de junho de 2009 da Presidência da República, os sucos devem ser produzidos por processamento tecnológico adequado, submetidos a tratamentos que assegurem sua apresentação e conservação até o momento do consumo.

Também chamados de sumo, os sucos não podem conter substâncias estranhas à fruta ou parte do vegetal de sua origem, exceto as previstas em legislação. Também é proibida a adição, em sucos, de aromas, açúcares ou adoçantes e corantes artificiais. A designação integral é privativa do suco sem adição de açúcares e na sua concentração natural.


INGREDIENTES

Ingredientes

Suco da Fruta. Caso seja denominado de “suco concentrado” deve apresentar o mesmo teor de sólidos do suco original após a dissolução.