A Nestlé anunciou hoje sua ambição de atingir emissão zero de gases de efeito estufa até 2050. A companhia adota o objetivo mais ambicioso do Acordo de Paris, de limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C. Antecipando-se à Conferência sobre as Mudanças Climáticas, organizada pelo Secretário Geral das Nações Unidas neste mês, a Nestlé assinará o compromisso “Ambição das Empresas pela meta de 1,5°C”.
Com o anúncio, a Nestlé acelera seus esforços relacionados às mudanças climáticas, com base em mais de dez anos de trabalho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nos últimos quatro anos, a Nestlé alinhou seus objetivos com metas científicas para manter o aumento da temperatura abaixo de 2°C. A empresa está determinada a desempenhar um papel de liderança no combate às mudanças climáticas e, nos próximos dois anos, estabelecerá um plano com prazos, incluindo objetivos consistentes com a meta de 1,5°C. A Nestlé revisará seu progresso anualmente.
“A mudança climática é uma das maiores ameaças que enfrentamos como sociedade. É também um dos maiores riscos para o futuro de nossos negócios”, disse Mark Schneider, CEO da Nestlé. “Nosso tempo para evitar os piores efeitos do aquecimento global está acabando. É por isso que estamos estabelecendo uma ambição mais ousada de alcançar um futuro com emissão zero. Implantando os recursos globais e o know-how industrial da Nestlé, sabemos que podemos fazer uma diferença muito significativa. Nossa jornada para a emissão zero já começou há algum tempo. O que estamos fazendo agora é acelerar nossos esforços”, acrescentou.
Para alcançar sua ambição para 2050, algumas das ações específicas da companhia incluem:
. Acelerar a transformação de seus produtos de acordo com as tendências e escolhas do consumidor. A Nestlé lançará mais produtos com melhor pegada ambiental e que contribuam para uma dieta equilibrada, o que inclui mais opções de alimentos e bebidas à base de vegetais. A Nestlé também procurará reformular seus produtos usando ingredientes mais ecológicos. A demanda dos consumidores por esses produtos está aumentando rapidamente, e a estratégia principal da Nestlé está alinhada com essa mudança. A empresa também está desenvolvendo materiais de embalagem alternativos.
. Ampliar iniciativas na agricultura para absorver mais carbono. A Nestlé fortalecerá seus programas com os agricultores para recuperar a terra e limitar as emissões de gases de efeito estufa, por meio da gestão aprimorada de sua cadeia de suprimentos de laticínios. A companhia intensificará seus esforços para proteger as florestas, replantando árvores e melhorando a biodiversidade. Todas essas iniciativas ajudarão a construir comunidades agrícolas resilientes.
. Usar energia elétrica 100% renovável nas fábricas, armazéns, logística e escritórios da Nestlé. Um terço das fábricas da Nestlé utiliza energia elétrica 100% renovável. A Nestlé continuará aumentando o uso de energia proveniente de fontes renováveis, o que permitirá que os fornecedores invistam em novas infraestruturas, como parques eólicos e solares.
Limitar o aquecimento global a 1,5°C requer mudanças transformacionais nas indústrias, governos e sociedade como um todo. A Nestlé continuará a defender políticas governamentais que façam com que todos os setores se mobilizem mais rapidamente em direção à meta de 1,5°C. Uma legislação de apoio pode ajudar a reduzir as barreiras à expansão dos mercados de energia renovável, incentivar a inovação nos setores agrícola e florestal para absorver mais carbono e estabelecer a variação de preços do carbono.
“Estamos transformando nossas operações para alinharmos nossos objetivos com a meta de 1,5°C e levar a uma grande mudança na maneira como nossos ingredientes são produzidos e adquiridos. Nossos fornecedores precisarão embarcar nessa jornada conosco. A tarefa é enorme, mas estamos determinados a fazer com que isso se realize”, afirmou Magdi Batato, vice-presidente Executivo e chefe de Operações da Nestlé.
A ambição da Nestlé para 2050 complementa seu trabalho contínuo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor. A empresa está tornando suas redes de distribuição e depósitos mais eficientes e otimizando suas rotas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono. Nos 100 principais centros de distribuição da empresa as emissões de gases de efeito estufa diminuíram quase 40% nos últimos quatro anos. A Nestlé intensificou suas atividades para assegurar o fornecimento responsável de suas matérias-primas e fez um progresso significativo em direção à sua meta de desmatamento zero.
A ambição da Nestlé para 2050 complementa seu trabalho contínuo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor. A empresa está tornando suas redes de distribuição e depósitos mais eficientes e otimizando suas rotas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono. Nos 100 principais centros de distribuição da empresa as emissões de gases de efeito estufa diminuíram quase 40% nos últimos quatro anos. A Nestlé intensificou suas atividades para assegurar o fornecimento responsável de suas matérias-primas e fez um progresso significativo em direção à sua meta de desmatamento zero. Desde 2014, a redução das emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor é equivalente à retirada de 1,2 milhão de carros das ruas.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.