Na última semana, dia 25/11, o Ministério do Meio Ambiente realizou a cerimônia da assinatura do Acordo Setorial que estabelece a logística reversa de embalagens em geral. O acordo foi firmado pelo Governo Federal, pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e por 20 associações do setor empresarial, dentre elas, a ABIR.
O acordo tem como um dos principais compromissos a redução, até 2018, de 22% dos materiais recicláveis que são destinados aos aterros sanitários, o que equivale 3.815 toneladas/dia. Serão implantados, ainda, instrumentos capazes de rastrear, monitorar e avaliar o que é coletado e com isto, conseguir um planejamento integrado.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o caminho até a construção democrática de um acordo não foi fácil e que é na diferença que se constroem soluções. Para ela, o acordo é um instrumento que possibilita inclusão econômica e social. O objetivo agora é estimular os setores que ficaram de fora a aderir ao acordo.
Izabella afirmou, por fim, que é preciso agora trabalhar a desoneração da cadeia produtiva, já que muitas vezes, o produto reciclado acaba sendo vendido por valores mais altos do que os não reciclados e isto desestimula o processo e prejudica a competitividade.
O Acordo foi publicado no Diário Oficial do dia 27/11 e pode ser consultado AQUI.