A indústria brasileira de bebidas não-alcoólicas e o marketing direcionado às crianças

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) orienta seus associados a suspender a veiculação de publicidade direcionada ao público infantil (crianças menores de 12 anos).

Os associados da ABIR, que respondem por 85% da produção de refrigerantes, sucos, chás, isotônicos e águas já reduziram consideravelmente o volume de publicidade e de promoções voltadas para crianças ao longo dos últimos anos. A nova iniciativa da Associação está em linha com compromissos internacionais já assumidos. Muitas marcas de bebidas não-alcoólicas fabricadas no Brasil já adotaram totalmente esse compromisso e suas experiências internacionais e nacionais serão utilizadas como base para a nova estratégia da indústria no país.

“A indústria tem estudado uma autorregulação já há algum tempo e no último ano a ABIR criou um Grupo de Trabalho cujas conclusões são no sentido de aderirmos às práticas e diretrizes já existentes em outros países”, diz Alexandre Jobim, presidente da entidade.

A ABIR trabalha para implementar a orientação, respeitando os calendários próprios de cada associado. “Estamos em fase de ajustes de um texto e buscando como seria o monitoramento deste compromisso, de modo a termos eficácia na decisão”, complementa Jobim.