Legislação de Água Mineral é tema de seminário promovido pela ABIR  

Especialistas brasileiros e internacionais em água mineral debateram sobre o tema nesta terça-feira, 28/11, em Brasília. O1º Seminário ABIR sobre Água Mineral – Legislação Brasileira e Internacional, promovido pela Associação Brasileira de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), reuniu as principais autoridades na questão para tratar de desafios e perspectivas de melhorias do setor. 

“Esse será o primeiro de vários seminários, com objetivo de aprender, dialogar, ouvir outras experiências, para que possamos construir um posicionamento sobre o tema”, afirmou o presidente da ABIR, Alexandre K. Jobim. O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Froner Bicca, que abriu e apresentou palestra no evento destacou que “A iniciativa da ABIR com esse seminário vai na direção do que buscamos, do diálogo, das ideias. O modelo concebido em 1934 se esgotou. Temos 84 anos de uma linda história, mas precisamos inovar e juntos buscaremos o melhor caminho”, afirmou. 

O especialista internacional em água mineral, Dr. Josep Molas Pages, falou sobre a legislação europeia e as particularidades que a envolvem, como o controle e fiscalização das fábricas, bem como os processos de classificação da água. Para falar sobre a legislação brasileira, o seminário contou com a presença de Elisabete Gonçalves Dutra, representante da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). “O processo de construção de uma legislação é baseado na transparência. Por isso, a ANVISA tem todo um planejamento e passos a seguir. Trata-se de uma construção com a sociedade”, diz. 

Diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Froner Bicca

 

Elisabete Gonçalves Dutra (ANVISA)
Dr. Josep Molas Pages

 

Inovações no setor também foram debatidas durante o evento. Entre elas, o uso de embalagens recicladas. “O pet reciclado pode ser utilizado para alimentos em geral e bebidas. Importante lembrar que toda embalagem reciclada tem que passar pelo registro na ANVISA”, afirma Marisa Padula, do ITAL/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo.  Novos maquinários e tecnologias para o envase da água mineral foram apresentados durante pelo diretor da KHS, Roberto Giampietro. Para ele, existe dificuldade da legislação acompanhar a tecnologia. “Hoje existe equipamento para fazer a garrafa, encher de água, lacrar e rotular. A eficiência é maior e oferece segurança para a integridade das bebidas. Espero que seja aprovado”, afirma. 

Para concluir o seminário, o professor doutor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Lucio Carramillo Caetano, fez algumas sugestões de modernização da legislação de água mineral com objetivo de implementar novas tecnologias, agilizar processos, reduzir de custos e incentivar outras indústrias de bebidas a entrarem no setor de água mineral, gerando empregos e tributos. 

Marisa Padula – ITAL

 

Professor doutor da UFRRJ Lucio Carramillo Caetano(UFRJ)

 

Confira a cobertura do evento no twitter @abirbrasil.