Leão Alimentos e Bebidas celebra 120 anos

 A Leão Alimentos e Bebidas chega em 2021 com 120 anos superando metas, impulsionadas pelo desempenho da linha de chás para infusão, e com um portfólio inovador para atender os diversos gostos dos consumidores em todo o Brasil. Sua história se iniciou em 8 de maio de 1901, com a industrialização da erva-mate em Curitiba (Paraná), e é marcada pelo desenvolvimento e crescimento do segmento de chás no País.

Empresa nacional, a Leão é líder de mercado em chás de infusão, com volume de 64,5% em market share, e prontos para beber. Em constante modernização, a Leão conta hoje com um portfólio com mais de 70 opções de produtos entre infusão e chás prontos para beber, que atendem aos mais diversos públicos. Essa variedade pode ser conferida nas linhas de chás funcionais, Senses (Premium), cápsulas e de infusão em água gelada, que ao longo dos anos têm colaborado para estimular e ampliar o consumo do chá no país, em qualquer momento, lugar e ocasião.

“Com mais de um século de história, a empresa se reinventou várias vezes, pensou diferente e foi capaz de apresentar para o consumidor chás que atendem as mais diversas necessidades. Assumimos o compromisso de desenvolver o segmento, com a oferta de produtos de alta qualidade, saborosos, aromáticos e acessíveis. Somos líderes da categoria sempre apresentando novas possibilidades de chá aos nossos consumidores e criando novas tendências. Por tudo isso, temos muito orgulho da nossa história de 120 anos de celebrações”, diz Dirk Schneider, CEO da Leão Alimentos e Bebidas.

A Leão é uma empresa que tem em seu DNA um olhar atento ao bem-estar de seus consumidores, visando produtos naturais e saudáveis, além do compromisso com a qualidade deles. Isso se reflete no desenvolvimento de produtos inovadores, como a linha funcional – Requilibra, Recarrega, Reanima e Relaxa -, que pelas suas composições apresentam propriedades interessantes em quatro frentes: Detox, Energia, Imunidade e Relaxamento – e atende às necessidades de equilíbrio do corpo e mente. Já as cápsulas de chá Leão – compatíveis com máquinas Nespresso – atendem um público que prima pela praticidade e conveniência, e a linha Senses, produzida na Turquia, permite uma experiência visual e sensorial, com refinados sabores, cores e aromas.

“O brasileiro vem adquirindo novos hábitos e com isso a procura por chás vem crescendo, afinal, estamos diante de uma bebida sem restrições de consumo e que além de saborosa e aromática é capaz de fortalecer diferentes funcionalidades e boas sensações para o nosso dia a dia. Pensando sempre à frente, a Leão tem hoje uma linha de chás para preparo em água gelada – até então, inédita no Brasil – que quebrou a sazonalidade da bebida em períodos mais frios e conquistou os consumidores em todo o território nacional, de Norte a Sul do País”, destaca Schneider. Vale ressaltar que hoje a empresa tem mais de 150 mil pontos de vendas cadastrados em todo o País.

Responsabilidade ambiental e na cadeia produtiva

A Leão também está atenta e faz constantes investimentos no aprimoramento de processos e tecnologias fabris. O pioneirismo da marca se reflete em seu compromisso com o meio ambiente e na cadeia produtiva.

A empresa orgulha-se de sua unidade fabril em Fazenda Rio Grande, no Paraná, a primeira “fábrica verde” do Sistema Coca-Cola na América Latina, e também pioneira na conquista da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na modalidade NC (New construction). A bio-arquitetura adotada inclui o maior telhado verde da América Latina que promove conforto ambiental, iluminação e ventilação naturais, captação e aproveitamento de água das chuvas, entre outras instalações verdes.

A preocupação ambiental é conferida em toda a linha de produção. As duas fábricas responsáveis pela produção dos chás de infusão, situadas no Paraná, recebem investimentos contínuos para a redução de perdas e desperdícios de matéria-prima, energia, embalagens e de produto

Desde 2014, a empresa conseguiu diminuir as emissões diretas de CO2 em mais de 50%, por meio do ganho de eficiência energética, da substituição de fontes de energia e a redução da compra de gases utilizados nos equipamentos de refrigeração.

Além dos aspectos ambientais, a Leão sempre esteve atenta ao desenvolvimento local. A produção do Chá Matte é um exemplo. Ela começa com a plantação e colheita da erva-mate feitas pelos chamados ervateiros. Ao adquirir a matéria-prima diretamente deles, a Leão privilegia a agricultura familiar e o estímulo às pequenas indústrias no sul do País.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade permeia todo o negócio da empresa, do planejamento ao processo fabril, até a entrega final junto aos nossos parceiros”, complementa Schneider. Com o objetivo de permanecer colaborando para o desenvolvimento do segmento e expandir o consumo de chá no País, a Leão reforça seu compromisso em levar aos brasileiros produtos de qualidade, acessíveis, com diversidade e que podem ser consumidos em diversas ocasiões e climas, seja em bebidas quentes, geladas, drinks, ou como ingredientes para alimentos, como bolos, pudins e o que mais a criatividade pedir.

Linha do tempo

Acontecimentos que marcam a história da Leão

1901 – Fundação da Leão Júnior por Agostinho Ermelino de Leão Júnior em Curitiba (Paraná)

1938 – Invenção do chá Matte Tostado

1950 – Popularização da bebida com vendas de chá matte gelado nas praias cariocas

2005 – Lançamento da linha Power, com a mistura de Mate e Guaraná.

2007 – Integração com a Coca Cola Company

2009 – Inauguração da Fábrica de Fazenda Rio Grande (PR)

2018 – Lançamento das cápsulas de chá

2019 – Lançamento da linha de infusão em água gelada

2020 – Lançamento da linha de funcionais – Reequilibra, Recarrega, Reanima e Relaxa