INDÚSTRIA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS: Prevenção, ações estratégicas e garantia de abastecimento frente ao Coronavírus

Levar à mesa dos brasileiros das mais diversas faixas etárias bebidas de qualidade, todos os dias, seguras, com portfólio variado em sabores e calorias, que garantam a hidratação e que supram os mais diversos desejos e momentos de consumo. Essa é a missão da indústria de bebidas não alcoólicas, que ganhou ainda mais força e importância diante do novo Coronavírus, classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia e responsável pelo estabelecimento das medidas de isolamento social.

Com estratégia e rapidez, as indústrias adequaram seus planejamentos, estabeleceram protocolos dentro de cada empresa seguindo as orientações das autoridades de saúde e focaram na logística de distribuição de seus produtos. A preocupação e a adaptação precisou envolver toda a cadeia produtiva, desde o desafio da garantia dos insumos para a produção das bebidas, do cuidado com cada funcionário dentro das fábricas, do apoio e reforço à distribuição, bem como do abastecimento dos supermercados e estabelecimentos em todo o país, para que nada falte àqueles que são a força motora da indústria: os consumidores, a população em geral.

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), como representante de mais de 85% do setor, tem acompanhado e apoiado suas associadas para minimizar impactos na cadeia e garantir a distribuição em cada estado, em cada município, dialogando sempre com o Governo e autoridades em busca de soluções. Algumas empresas têm, inclusive, ajudado a suprir produtos que não fazem parte de seus portfolios, mas que são vitais para enfrentar o vírus e preservar vidas. Mais do que nunca, é tempo de responsabilidades compartilhadas e, acima de tudo, de empatia. A ABIR se orgulha do papel fundamental que está sendo desempenhado pelas indústrias de bebidas não alcoólicas frente à essa crise, trabalhando a todo vapor, com empenho, dedicação e seriedade.

Temos a certeza de que a união nos fará atravessar esse momento difícil e que sairemos desse cenário ainda mais fortes, rumo a um Brasil ainda melhor.