Auditoria realizada pela KPMG aponta índice global de conformidade de 98,7% quanto às diretrizes da ABIR relacionadas à publicidade infantil
Marketing responsável para crianças é um dos temas de relevância para a indústria de bebidas não alcoólicas do país. Em 2016, a ABIR anunciou diretrizes nas quais previa a suspensão de publicidade voltada para o público infantil, tendência mundial de reavaliação de conteúdos para as crianças. O monitoramento dessa iniciativa, realizado pela empresa de auditoria KPMG, apontou índice de conformidade de 98,7% nas divulgações realizados pelos seus associados em 2020, reforçando a transparência e compromisso com as diretrizes firmadas perante a sociedade.
“O compromisso guiou-se pela missão de reconhecer e respeitar o papel dos pais e responsáveis como tomadores de decisão no consumo infantil. A auditoria garante transparência e reforço dos bons resultados da autorregulação do setor”, afirma Victor Bicca, presidente da ABIR.
O trabalho de monitoramento da KPMG consistiu em uma análise qualitativa, com imersão em 70 empresas associadas à ABIR para atestar o cumprimento das orientações de suspensão de comunicações de marketing em mídias com audiência de pelo menos 35% de crianças com idade até 12 anos, nos períodos de férias escolares, Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Para isso, foram avaliados os planos de mídia das empresas associadas, feitas entrevistas com as equipes de marketing, além de analisadas informações fornecidas pelas agências publicitárias e evidências comprobatórias. A avaliação na internet contou ainda com a utilização de uma ferramenta específica, o programa KPTURA, intensificando a avaliação em mídia online. As empresas de bebidas não alcoólicas apresentaram 100% de aderência ao compromisso em televisão, 100% em cinema e 95% em mídias online. Na mídia impressa não foram detectados, no curso do monitoramento, anúncios direcionados ao público infantil.
Em 2021, as indústrias de bebidas não alcoólicas seguem fortalecendo seus compromissos, com trabalho pautado na transparência, responsabilidade e compromisso com os consumidores e com o país.
Clique para acessar a íntegra do compromisso.