Regulamentação, Inovação e comportamento do consumidor foram temas de destaque da abertura da 33ª Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas (Fispal Tecnologia), na última terça-feira, 27/6, em São Paulo. Trata-se do maior evento setorial das Indústrias de Alimentos e Bebidas da América Latina.
A mesa de debates inicial contou com a presença de representantes da ABIR, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI), Associação Brasileira da Indústria de Trigo (ABITRIGO), Coca-Cola Brasil, Cargill, Marfrig, Tetra Pak, e Selmi Alimentos.
Em seu discurso, o presidente da ABIR, Alexandre K. Jobim, destacou que o setor não pode permitir ser coagido ou sobretaxado, mas sim buscar ser parte das soluções para os desafios enfrentados pela sociedade. “Há necessidade de informar mais e melhor o consumidor e oferecer ainda mais opções para que ele tome suas decisões, inclusive modernizando a rotulagem como exemplo de evolução para que ele tenha informações ainda mais claras sobre os produtos”, afirmou.
Raul Amaral, coordenador técnico da plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, falou sobre a confiança do consumidor brasileiro nos alimentos e bebidas industrializados. De acordo com o palestrante, três questões precisam ser encaradas de forma transparente pela indústria: o desafio de comunicar-se com clareza junto ao consumidor, a adequação de aspectos regulatórios do setor e a construção harmoniosa de políticas esclarecedoras que possam melhorar a qualidade de vida da população. “É preciso um trabalho integrado para orientar o consumidor sobre a importância dos alimentos industrializados com base em estudos, não em crenças e mitos”, completou.
O trabalho de esclarecimento realizados junto a médicos em congressos e palestras foi destacado por Claudio Zanão, presidente executivo da ABIMAPI. Ele acredita na dieta equilibrada como ação eficaz de combate à obesidade e não na adoção de dietas radicais. “Na dieta equilibrada você come de tudo e gasta mais para emagrecer, mas na retirada radical de alimentos do cardápio diário não leva a nada além do efeito sanfona”, disparou. Andrea Mota, integrante do time de marketing da Coca-Cola Brasil, trouxe também um olhar sensível sobre o assunto. “O importante é saber que o problema existe, que as pessoas estão acima do peso, e o que a indústria pode fazer para mudar esse quadro”, enfatizou. Ela destacou as ações que já vem sendo realizadas pela empresa antes mesmo do assunto tornar-se tema de discussão no dentro Governo Federal.
Pedro Gonçalves, diretor de Marketing da Tetra Pak, aproveitou para destacar a importância do foco no consumidor. “Engajar e conversar ainda mais com o consumidor é o nosso foco para os próximos anos. Ao falarmos sobre propostas inovadoras no setor de bebidas não alcoólicas é preciso abordar também como fazer e não só o que pode ser feito. Tudo passa por inovação tecnológica”.
Responsabilidade, Transparência e Informação
À tarde, em palestra sobre desafios e oportunidades para o setor, durante o painel “Beverage Innovation Summit – Tendências e Inovações no Mercado de Bebidas Não Alcoólicas”, promovido pelo ITAL, o presidente da ABIR, Alexandre K. Jobim, voltou a destacar que o setor deve buscar sempre o diálogo com governo e sociedade para garantir mais transparência, informação e soluções efetivas.
Com relação à obesidade, Alexandre afirmou que se trata de algo multifatorial. “A obesidade precisa ser analisada em toda a sua amplitude sem tornar vilão um ou outro produto. E taxar as bebidas açucaradas não é a solução. As experiências internacionais nos mostram isso”, afirmou. Ele também reforçou as diretrizes de marketing responsável e o início do monitoramento pela KPMG dos compromissos firmados pela indústria de bebidas não alcoólicas. “Em breve teremos relatórios precisos e poderemos analisar melhor nossas ações, garantindo assim uma informação cada vez mais responsável”, afirmou.
O evento contou ainda com apresentação do caso LACFREE, pelo Diretor de Operações da Coca-Cola Brasil, Arlindo Curzi Junior, e sobre bebidas funcionais com microencapsulação e nanotecnologia, pelo Diretor Comercial da Ultrapan, Marcelo Musumeci.
Ao final, foi relançado o livro “Brasil Beverage Trends 2020″, fruto de parceria entre ABIR e ITAL. Trata-se de um panorama do mercado de bebidas não alcoólicas no mundo e perspectivas para os próximos anos. Clique para download.
Assessoria de Imprensa ABIR