O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, criado com o objetivo de pontuar a intenção de lançamento de novos produtos pela indústria dos mais variados segmentos, destacou o bom desempenho do setor de bebidas no Brasil. Apesar do número de novos produtos industriais apresentar uma queda de 15,1%, o setor que apresentou maior alta de pedidos para lançamentos foi o de bebidas (27,2%) em 2017.
O número positivo é explicado pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Alexandre K. Jobim: “o setor de bebidas não alcoólicas tem ampliado seu portfólio para oferecer produtos que atendam os diferentes perfis dos consumidores. São bebidas com diferentes ingredientes, sabores, de baixa caloria, zero e tamanhos menores. A proposta é ajudar o consumidor a encontrar o que melhor se encaixa nos momentos de consumo e em suas dietas de forma a contribuir para o consumo consciente e hábitos saudáveis”. “Também há uma busca por diversificação de produtos que tenham menos açúcar ou de nicho, como energéticos. São oportunidades de negócios que têm evoluído nos últimos quatro anos, mas se intensificaram no último” completou.
De acordo com os dados divulgados pela GS1, empresa responsável por gerenciar os códigos de barra no Brasil, o panorama nacional foi bastante crítico para os empresários brasileiros no último ano e, consequentemente, a intenção de lançamento de novos produtos foi desacelerada, sendo observada uma melhora somente no segundo semestre.
Este foi o primeiro ano de divulgação do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, abertura de dados por setor e por região, com objetivo de auxiliar o melhor entendimento do mercado nacional quanto à confiança do empresariado para lançamento de novos produtos. É possível, com o aumento da confiança do empresariado apresentado nos últimos meses, que 2018 seja um ano mais otimista e com melhores resultados”, aponta Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil. Índice destaca desempenho do setor de bebidas no lançamento de novos produtos.