Nem só de deportistas e ex-atletas é formada a lista de quem irá carregar a tocha olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro, no ano que vem. Duas professoras de cidades do interior brasileiro farão parte do seleto grupo.
Tudo pela iniciativa que elas tiveram, que lhes rendeu indicação para o revezamento da tocha após se destacarem na nona edição do Prêmio Professores do Brasil, que faz parte de uma parceria entre a Cola-Cola e o Ministério da Educação.
Com muita criatividade, elas incentivaram seus alunos a mudarem hábitos mais saudáveis em suas rotinas. Laís Cecília da Silva Borges é professora do 6º ano ensino fundamental na escola rural de Paraúna (GO) e teve a ideia de seus alunos virarem instrutores da comunidade na criação de hábitos de alimentação que combateram o sedentarismo.
A maioria dos alunos era praticamente sedentária. Decidimos então envolver famílias e comunidade no cotidiano escolar, sugerindo aos alunos que se tornassem instrutores na criação de hábitos de vida mais saudáveis. Foi um processo onde os alunos aprenderam conteúdos importantes nesse sentido e alguns participantes chegaram até a perder peso. É uma vitória em todos os sentidos”, comemora.
Elaine Cristina Benteo, professora do segundo ano do ensino fundamental no município agrícola de Marilena (PR) não se conformou ao ver alunos acima do peso. Após chamar os pais para uma reunião, foi decidida a ação para que elas começassem a desempenhar atividades físicas.
“Identificamos que os índices de obesidade infantil eram preocupantes. Com a ajuda dos pais, desenvolvemos um projeto de revisão de hábitos alimentares em paralelo a ampliação do estímulo de atividades físicas, mesmo em situações de lazer. É algo que me orgulho muito e fico muito feliz de ser reconhecida”, alegra-se.
As iniciativas foram reconhecidas pela Coca, que mostra uma preocupação com hábitos mais saudáveis de vida. “Estamos sempre interessados em projetos voltados para o bem da população e, principalmente, das gerações futuras. São duas profissionais com projetos inspiradores, que mudam a realidade em suas cidades e espalham a felicidade, algo que a Coca-Cola pratica e sempre apoia. Tem tudo a ver com o que queremos compartilhar com os brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, comenta Victor Bicca, diretor de Assuntos Governamentais da Coca-Cola Brasil.