Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica, na amazônia

Principal certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina, o IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural) concedeu ao Guaraná Antarctica o selo de Certificação Orgânica de PPV (Produção Primária Vegetal), reconhecido globalmente.

Os frutos que dão origem ao refrigerante da Ambev são produzidos há 51 anos na Fazenda Santa Helena, em Maués, no Amazonas, conhecida como a Terra do Guaraná.

Atualmente, a partir de um Plano de Manejo Orgânico, o cultivo é feito em pequenas áreas rodeadas de mata nativa, com práticas voltadas à agricultura regenerativa, uso de insumos naturais e atenção ao impacto social.

O trabalho beneficia cerca de mil famílias locais. “O guaraná tem uma conexão cultural muito forte com Maués. Por isso, fomentar a sustentabilidade na região é ajudar a construir uma agricultura que traga impactos positivos para todo o ecossistema que envolve o fruto, do meio ambiente à comunidade,” diz Miriam Frota, gerente agrônoma da Santa Helena. (supervarejo.com.br)