Fornecedora da Leão é pioneira no uso de energia solar na América Latina

Fornecedora da Leão Alimentos e Bebidas, Erva-Mate Gheno, está próxima da autossuficiência energética. Há pouco menos de seis meses, mais precisamente em 13 de dezembro de 2017, a indústria tornou-se a primeira (e única) da América Latina a utilizar energia solar em todos os processos de produção.

Na data foram instalados painéis fotovoltaicos que, devido ao crescimento acelerado da empresa, já não são suficientes. Para Gilnei Gheno, um dos donos da ervateira, não se trata apenas de baixar custos – o que acontece inevitavelmente. “Energia solar causa pouco impacto ambiental. De dezembro para cá crescemos e 62 placas já não bastam. Vão chegar mais 26”, adianta orgulhoso.

Localizada próxima à cidade de Concórdia, a Oeste de Santa Catarina, a indústria, que foi concebida como uma fazenda comum, onde criavam animais e cultivavam grãos, produz atualmente quase 300 toneladas de erva-mate por mês. Ao atingir a  autossuficiência, a Gheno deixa de emitir 308.185 kg de gás carbônico no ambiente, o equivalente ao plantio de 566 árvores ou a “pegada de carbono” de seis pessoas.

A Leão Alimentos e Bebidas busca se aprimorar em um modelo de negócio sustentável, que pauta suas diretrizes de responsabilidade ambiental em suas operações e estimula sua cadeia de suprimentos a seguir o mesmo caminho. “Sabemos do empenho da Leão em produzir com qualidade e sustentabilidade. Como a Leão é hoje um dos nossos principais clientes, decidimos trilhar esse mesmo caminho”, explica Gilnei.

Energia Solar
(Crédito: Fábio Seixo)

Reportagem completa em: https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/fornecedora-da-leao-ervateira-de-santa-catarina-e-pioneira-no-uso-de-energia-solar-na-america-latina