FEMSA Brasil recebe menção honrosa no Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, recebeu menção honrosa na 14ª edição do Prêmio Fiesp/Ciesp de Conservação e Reúso de Água pela implantação de um projeto tecnológico que contribuiu para tornar ainda mais eficiente a utilização de água em sua fábrica em Jundiaí. A iniciativa permitiu uma redução de 10% no consumo médio do recurso hídrico ao longo dos dois últimos anos.

Divulgada no dia 27 de março, a concessão da menção honrosa é um novo reconhecimento ao compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil com as boas práticas de uso de água, assim como ao seu permanente esforço pela melhoria contínua da eficiência de seus processos de monitoramento e de gestão desse bem. Referência em consumo eficiente de água entre as engarrafadoras do Sistema Coca Cola, a unidade de Jundiaí já havia conquistado em 2016 o Prêmio Fiesp/Ciesp, criado com o objetivo de homenagear e promover empresas do Estado de São Paulo por iniciativas inovadoras no campo da sustentabilidade ambiental.

O projeto agora premiado consistiu na implantação, em setembro de 2016, de um sistema de medição do consumo de água na fábrica em tempo real, por meio de telemetria (tecnologia de coleta dados à distância com uso de sensores eletrônicos).

Instalados em medidores de vazão de água, os sensores passaram a permitir o monitoramento instantâneo de cada litro de água utilizado no processo de produção, com amplas vantagens em relação ao gerenciamento manual até então utilizado.

As informações geradas pelo método de controle automatizado possibilitaram à equipe de gestão de água da fábrica atuar de forma mais imediata em casos de correção e normalização do consumo, com expressiva melhora no aproveitamento da água em toda a unidade.

Em dois anos de atividade, o sistema de monitoramento telemétrico proporcionou, entre outros benefícios, uma redução de 10% no consumo médio, diminuindo também a captação de água. Isso considerando um crescimento de produção na fábrica no período devido à operação de uma nova linha de sucos e chás e à instalação de uma nova xaroparia.

Outro efeito positivo foi a queda do indicador que quantifica o volume de água utilizado pela fábrica de Jundiaí para a produção de 1 litro de bebida, que já era um dos mais baixos entre as engarrafadoras do Sistema Coca-Cola e passou de 1,4 para 1,37 litro de água por litro de bebida.

Sensibilização de colaboradores

Além da implantação do sistema, atividades como treinamentos e campanhas de economia de água promovidos internamente na fábrica de Jundiaí também colaboraram para os resultados positivos alcançados.

A unidade trabalha com materiais informativos nos pontos de consumo, para lembrar os colaboradores a respeito da importância de economizar água. Workshops em gestão ambiental reforçam a importância do consumo consciente e do comprometimento com o uso responsável da água.

Destaca-se ainda entre as iniciativas internas a organização de campanhas específicas de conscientização, como a Semana do Meio Ambiente, que possibilitam o engajamento de colaboradores no apoio à causa em prol do melhor uso de água.

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