Fábrica da Coca-Cola FEMSA de Jundiaí ganha prêmio por conservação e reúso de água

Coca-Cola FEMSA Brasil recebe Prêmio FIESP por Reúso de Água
Coca-Cola FEMSA Brasil recebe Prêmio FIESP por Reúso de Água

Unidade é a maior produtora de Coca-Cola do mundo e
a que menos consome água para fabricação de bebidas no país

A fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí (SP) recebeu o Prêmio de Conservação e Reúso de Água, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que há mais de dez anos fomenta a conscientização do setor industrial sobre a importância e a necessidade da implantação de boas práticas  na gestão dos recursos hídricos. A premiação aconteceu no dia 23 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

O prêmio da Fiesp é promovido anualmente e reconhece os benefícios ambientais, sociais e econômicos destas práticas, divulgando as iniciativas do setor industrial,  com o objetivo de dar ampla divulgação a estas atividades e homenageando as empresas que investem na redução do consumo e do desperdício da água.

Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí capta, em média, 1,4 litro de água para produzir um litro de bebida, e o que não vai para a garrafa volta ao meio ambiente limpo e tratado.

A eficiência no uso dos recursos hídricos é uma preocupação de todo o Sistema Coca-Cola Brasil, que desde 2013 é considerado neutro em água, o que significa que 100% do que usa são repostos no meio ambiente.

Quanto a conservação do recurso hídrico, destacamos a parceria com a organização não-governamental internacional The Nature Conservancy (TNC), organização ambiental líder no mundo, coordenadora da Coalizão Cidades pela Água, que tem o objetivo de ampliar a segurança hídrica para 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas. A Coca-Cola e a Coca-Cola FEMSA fazem parte da Coalizão desde seu lançamento, em novembro de 2015, e em conjunto com outras empresas estão apoiando ações como a recuperação de florestas em áreas essenciais para a conservação de nascentes.

Ao investir em soluções sustentáveis de gestão hídrica, o Sistema Coca-Cola Brasil está compartilhando valor com a sociedade, pois os ganhos não beneficiam somente a empresa, mas toda a população.

Na unidade de Jundiaí, ano após ano, o desempenho na utilização dos recursos hídricos melhora sistematicamente. A economia gerada pelas iniciativas que foram premiadas foi o suficiente para abastecer 20 mil residências durante 1 mês. A fábrica atualmente abastece o principal mercado consumidor da América Latina, composto por cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, além de Jundiaí e adjacências, que somam cerca de 25 milhões de consumidores.

“Um dos pilares globais do negócio da Coca-Cola FEMSA é a Sustentabilidade. O cuidado com o planeta e a preocupação com o uso consciente e eficiente dos recursos hídricos, principal matéria-prima dos nossos produtos, reflete o pensar global e o agir localmente da empresa”, diz José Ramón Martinez,Diretor Geral da Coca-Cola FEMSA Brasil. “As pessoas, ao final, que fazem a diferença em qualquer projeto. A iniciativa chamada 3.000 OLHOS foi fundamental para o êxito”, acrescenta José Ramón. Esta ação promove a seus colaboradores o consumo de recursos hídricos de forma racional, levar e multiplicar esses hábitos para suas residências e comunidades em que vivem.

Fonte: Coca-Cola FEMSA Brasil.

Foto: Rodrigo Simonato, gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA e Nelson Pereira dos Reis, vice presidente executivo e diretor titular do Departamento de Meio Ambiente da FIESP.

Crédito: Hélcio Nagamine (FIESP).