Historicamente as indústrias de bebidas não alcoólicas têm buscado formas inovadoras para utilizar de forma sustentável os recursos hídricos. Uma das principais matérias primas do setor, a água tem sido foco de estudos para melhor aproveitamento e apoio a projetos que buscam a preservação desse bem tão valioso.
Indústrias do setor já possuem altas taxas de reuso da água em suas instalações, entre as ações desenvolvidas estão o reaproveitamento de água de enxágue de embalagens para lubrificação da linha de produção; captação de água da chuva para jardinagem e limpeza; e no tratamento de toda a água que retorna para o meio ambiente. A pesquisa e avanço do setor na temática possibilitou a redução de superior a 40% da água necessária para produção de bebidas não alcoólicas nos últimos anos. Um exemplo disso é o fato de que hoje sejam utilizados apenas 1,5 litro de água para a produção de 1 litro de refrigerante. Mas o objetivo é avançar ainda mais.
“O setor tem avançado a passos largos na preservação dos recursos hídricos. O consumo consciente, reuso, captação de água da chuva e novas tecnologias que permitem reduzir a quantidade consumida na produção das bebidas são exemplos concretos de como a indústria tem feito seu papel para a preservação da água doce no Brasil” afirma o presidente da ABIR, Alexandre K. Jobim.
Neste Dia Mundial da Água, o engajamento do setor de bebidas não alcoólicas pode ser visto em diferentes frentes de atuação. Exemplo disso é a campanha de conscientização pelo uso racional do recurso natural promovida pela Fruki, empresa gaúcha produtora da Água da Pedra, em parceria com o projeto Ecobarreira Arroio Dilúvio. A Poty, com atuação no estado de São Paulo, implantou projetos de reflorestamento e proteção de nascentes com resgate de espécies como sangria d´água, embaúba, monjoleiro, açoite de cavalo, farinha seca e até aroeiras e cedros.
Grandes empresas do setor como Coca-Cola, Ambev, Pepsico e Danone também promovem ações contínuas em defesa dos recursos hídricos no Brasil. Este ano, a Coca-Cola Brasil anunciou investimento de R$ 20 milhões em parceria com o Banco do Nordeste para apoiar aliança entre organizações em defesa da água. Pepsico estabeleceu parceria com a Water.org para promoção do acesso à água potável e saneamento básico. A Ambev, entre suas ações de incentivar a busca de soluções para a questão da água, criou recentemente, em parceria com as Nações Unidas, uma plataforma digital para ajudar as empresas a economizar água e sua recém lançada água mineral (AMA) tem o lucro revertido para projetos de combate à seca no semiárido brasileiro. A Leão Alimentos e Bebidas também desenvolvido ações internas e externas de economia e preservação, como apoio a projetos socioambientais. Este ano, participa do lançamento da plataforma Água+. Com três pilares de sustentação (+ Eficiência, + Oferta e + Acesso), baseada em uma agenda de ações de responsabilidade ambiental realizadas de forma integrada com todos os fabricantes da Coca-Cola Brasil. As empresas têm participado ainda de iniciativas para proteção de nascentes em parceria com organizações como a The Nature Conservancy.