Setor de bebidas não alcoólicas promove economia de água e apoia projetos de preservação ambiental

Indústria de bebidas não alcoólicas está engajada na preservação da água. Img Freepik

Historicamente as indústrias de bebidas não alcoólicas têm buscado formas inovadoras para utilizar de forma sustentável os recursos hídricos. Uma das principais matérias primas do setor, a água tem sido foco de estudos para melhor aproveitamento e apoio a projetos que buscam a preservação desse bem tão valioso.

Indústrias do setor já possuem altas taxas de reuso da água em suas instalações, entre as ações desenvolvidas estão o reaproveitamento de água de enxágue de embalagens para lubrificação da linha de produção; captação de água da chuva para jardinagem e limpeza; e no tratamento de toda a água que retorna para o meio ambiente. A pesquisa e avanço do setor na temática possibilitou a redução de superior a 40% da água necessária para produção de bebidas não alcoólicas nos últimos anos. Um exemplo disso é o fato de que hoje sejam utilizados apenas 1,5 litro de água para a produção de 1 litro de refrigerante. Mas o objetivo é avançar ainda mais.

“O setor tem avançado a passos largos na preservação dos recursos hídricos. O consumo consciente, reuso, captação de água da chuva e novas tecnologias que permitem reduzir a quantidade consumida na produção das bebidas são exemplos concretos de como a indústria tem feito seu papel para a preservação da água doce no Brasil” afirma o presidente da ABIR, Alexandre K. Jobim.

Neste Dia Mundial da Água, o engajamento do setor de bebidas não alcoólicas pode ser visto em diferentes frentes de atuação. Exemplo disso é a campanha de conscientização pelo uso racional do recurso natural promovida pela Fruki, empresa gaúcha produtora da Água da Pedra, em parceria com o projeto Ecobarreira Arroio Dilúvio. A Poty, com atuação no estado de São Paulo, implantou projetos de reflorestamento e proteção de nascentes com resgate de espécies como sangria d´água, embaúba, monjoleiro, açoite de cavalo, farinha seca e até aroeiras e cedros.

Grandes empresas do setor como Coca-Cola, Ambev, Pepsico e Danone também promovem ações contínuas em defesa dos recursos hídricos no Brasil. Este ano, a Coca-Cola Brasil anunciou investimento de R$ 20 milhões em parceria com o Banco do Nordeste para apoiar aliança entre organizações em defesa da água. Pepsico estabeleceu parceria com a Water.org para promoção do acesso à água potável e saneamento básico. A Ambev, entre suas ações de incentivar a busca de soluções para a questão da água, criou recentemente, em parceria com as Nações Unidas, uma plataforma digital para ajudar as empresas a economizar água e sua recém lançada água mineral (AMA) tem o lucro revertido para projetos de combate à seca no semiárido brasileiro. A Leão Alimentos e Bebidas também desenvolvido ações internas e externas de economia e preservação, como apoio a projetos socioambientais. Este ano, participa do lançamento da plataforma Água+. Com três pilares de sustentação (+ Eficiência, + Oferta e + Acesso), baseada em uma agenda de ações de responsabilidade ambiental realizadas de forma integrada com todos os fabricantes da Coca-Cola Brasil. As empresas têm participado ainda de iniciativas para proteção de nascentes em parceria com organizações como a The Nature Conservancy.