De modo inédito, Felipe Camargo escala Ponte Estaiada para abertura da 11ª edição da Virada Esportiva

Foto do atleta Felipe Camargo em frente a ponte
Dono de títulos nacionais e internacionais, atleta paulista, Felipe Camargo, será responsável por hastear bandeira para dar início à Virada Esportiva em São Paulo. Foto: Red Bull Pool Content

A Virada Esportiva, que chega à sua 11ª edição no dia 23 de setembro, terá uma abertura inédita: o escalador paulista Felipe Camargo do time de atletas da Red Bull será o responsável por abrir o evento e levar a sua bandeira até o alto da ponte Octávio Frias de Oliveira, a famosa Ponte Estaiada, em São Paulo – SP.

A escalada começará por volta das 6h45 da manhã. O objetivo do atleta, que é dono de títulos nacionais e internacionais, é subir e descer o cartão-postal da cidade por meio da coluna central da ponte, que tem aproximadamente 140m de altura e equivale a um prédio de 46 andares.

“É muito difícil escalar a Ponte de uma vez só, como vou tentar. Geralmente não se escala grandes paredes deste modo, ou em uma só “cordada”, como dizemos. Nem existe corda longa o suficiente pra isso. Normalmente, as cordas mais longas têm 80 metros e o escalador faz cordadas de, no máximo, 70. Tive que mandar fazer uma corda especial, de 200 metros. A dificuldade de subir a Ponte em uma só cordada, 138 metros sem parar, é o peso da corda. No topo da ponte, estarei com quase 20km a mais em mim. Por isso, será um grande desafio e, como a Ponte Estaiada é um cartão-postal impressionante da cidade, isto se torna ainda mais espetacular”, disse Felipe Camargo.

Para quem quiser acordar cedo e conferir o feito radical e inédito, ele poderá ser visto da calçada das ruas próximas à ponte e de prédios vizinhos. Felipe vai escalar pela face leste da estrutura, que fica virada para os bairros Vila Cordeiro e Cidade Monções.

Saiba mais:

Pela primeira vez na história, a Escalada entrou no programa dos Jogos Olímpicos e será disputada na edição de 2020, em Tóquio. Felipe Camargo é uma das grandes promessas do Brasil e um dos melhores do mundo no esporte. Seu extenso currículo de conquistas inclui cinco títulos brasileiros e um sul-americano na categoria Boulder.

Em 2016, realizou um feito inédito em território nacional: ele e sua amiga, a estadunidense Sasha Digiulian, superaram a via de 650 metros da Pedra Riscada, um dos maiores paredões rochosos das Américas, situado em Minas Gerais. Nesse ano, Felipe foi o vencedor da série Ultimate BeastMaster, um reality show de aventura do Netflix idealizado por Sylvester Stallone. Por lá, além de diversos desafios, ele enfrentou concorrentes de mais de 100 diferentes países.

Fonte: Red Bull Pool Content