O espaço tem 4500 metros quadrados construídos do zero. As instalações se dividem entre laboratórios, cozinhas experimentais e ambientes que contam com equipamentos de ponta para a manufatura dos ingredientes que serão explorados pela PepsiCo no desenvolvimento de novos produtos e sabores. A equipe responsável por operar esta revolução conta com 81 funcionários de áreas como nutrição e engenharia de alimentos.
A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi escolhida como sede do Centro de R&D de Sorocaba por já abrigar a primeira fábrica multicategoria da PepsiCo no Brasil. Lá, a companhia produz biscoitos, barras de cereais com aveia e bebidas lácteas, entre outros produtos. A PepsiCo já conta com diversos centros tecnologia em todo o mundo, e cada um tem uma especialidade diferente. Por aqui, será a primeira e única unidade da companhia na América Latina com times multifuncionais. Outra inovação é a chegada de uma equipe de seasoning, formada por especialistas em aromas. Com tudo isso, a PepsiCo terá capacidade de não apenas criar novos produtos, mas também de inovar em algumas das marcas mais queridas do Brasil, como Torcida, Fandangos, Ruffles, Mabel, eQlibri e tantas outras.
A PepsiCo também vai aproveitar o Centro de R&D de Sorocaba para dar espaço a uma de suas vozes mais importantes: a do consumidor. A área de Pesquisa & Desenvolvimento vai realizar testes sensoriais com aparelhos e processos capazes de identificar os gostos do público, para personalizar e adaptar seus produtos.
Tudo isso faz parte da visão de Performance com Propósito da PepsiCo. Uma das metas é ampliar e diversificar o portfólio de produtos para atender às necessidades do consumidor. Em julho, a marca de biscoitos eQlibri relançou as suas linhas de Crackers, com adição de chia e tapioca. Com o novo centro de tecnologia, a PepsiCo vai desenvolver mais e mais inovações como esta.
Fonte: Pepsico