Confira as exposições que acontecem no Red Bull Station até 04 de agosto

Durante os meses de junho e julho, o Red Bull Station recebeu quatro artistas para ocuparem seus ateliês na segunda edição do programa Ocupação. Os trabalhos realizados por dois deles deram origem a duas exposições que podem ser visitadas no espaço até 04 de agosto, em São Paulo, com entrada gratuita.

Na Galeria Principal do prédio, o visitante poderá contemplar obras do designer e letrista Filipe Grimaldi na mostra “Mapeamento Gráfico Popular”, resultado de algumas de suas pesquisas sobre letras e grafia popular. 

Red Bull
Exposição “Mapeamento Gráfico Popular”, de Filipe Grimaldi © FELIPE GABRIEL

A partir de imagens e símbolos da nossa cultura – que se relacionam historicamente com as profissões de letrista, cartazista e pintor –, Grimaldi desenvolveu reproduções dos mesmos em pintura, cruzando elementos ecriando gabaritos e alfabetos completos, além de obras autorais.

Já a Galeria Transitória recebe a exposição de curadoria experimental do Coletivo Magenta. A mostra “Proximidades Relativas” contempla fotografias, pinturas e esculturas assinadas por Bruna Braza, Flora Ramos, Julie Dias e Luisa Callegari, artistas selecionadas para a plataforma artística desenvolvida pelo coletivo, e também trabalhos das integrantes Gabriela Costa, Georgia Ramos, Larissa Souza, Maria Silva Sousa e Rafaela Browne, que apresentam diferentes pontos de vista e as trajetórias de cada artista, com suas posições políticas e proximidades estético-conceituais.

Red Bull
Exposição “Proximidades Relativas”, do Coletivo Magenta (detalhe)
© FELIPE GABRIEL

Muito mais que uma exposição coletiva de mulheres, “Proximidades Relativas” retrata o pensamento de artistas que buscam esquivar-se das imposições diversas na arte, objetivando participar de estruturas que possibilitem o movimentar-se, sem necessariamente recorrer à temática feminina que se espera de seus trabalhos.