Coletivo Coca-Cola oferece oficinas gratuitas de aquecedor solar ecologicamente correto

A Sorocaba Refrescos, em parceria com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e Associação José Guarda (AJG), irá promover nos dias 9 e 16 de janeiro, das 9h às 12h, na sala do Coletivo Coca-Cola, localizada na Rua Clovis da Silveira, 30 – Jardim Santa Lúcia, em Sorocaba, uma oficina que orienta a montagem de aquecedor solar feito com materiais recicláveis. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Para participar, é necessário se inscrever na AJG pelo telefone (15) 3411-0814 e as vagas são limitadas.

A iniciativa faz parte do Projeto Solciolar da Facens, desenvolvido desde janeiro de 2015. “A Facens é uma instituição filantrópica e faz parte dos seus objetivos beneficiar a comunidade através da engenharia. Deste modo, a faculdade buscava soluções alternativas para economizar energia e tomou conhecimento de um aquecedor solar feito com garrafas PET desenvolvido pelo aposentado José Alcino Alano, morador da cidade catarinense de Tubarão, que registrou o sistema junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para garantir a finalidade social e evitar que alguém tentasse usar a invenção com interesses comerciais”, explica Carlos Monteiro, agente disseminador do projeto na FACENS.

A Sorocaba Refrescos entrou como parceira do projeto na doação de garrafas PETS para a construção de um protótipo no campus da faculdade, o qual apresentou eficiência acima do esperado. “Temos um sólido compromisso com a comunidade e com o meio ambiente. Este projeto tem um impacto tanto econômico, quanto ambiental e pode beneficiar a vida de muitas pessoas. Por isso, tivemos a iniciativa de promover as oficinas em parceria com a AJG, que já é nossa parceria no Coletivo Coca-Cola”, conta o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi.

Segundo Biagi, além de economizar energia elétrica e beneficiar diretamente o meio ambiente, o projeto reflete em outro importante recurso natural: a água. “As hidrelétricas representam cerca de 70% da matriz energética brasileira. Para a Sorocaba Refrescos, assim com o para todo sistema Coca-Cola Brasil, a água é um recurso fundamental. Afinal, ela é um ingrediente básico de todas as nossas bebidas e fonte de vida em nosso planeta. Expandir essa tecnologia é uma excelente iniciativa não somente para aqueles que irão utilizar o aquecedor solar, mas para todos nós, pois a utilização de fontes renováveis de energia é fundamental para preservação do meio ambiente de forma geral”, conclui o diretor.

Embalagens pós-consumo

Para a diretora administrativa da AJG, Fátima Martins, o projeto de construção do aquecedor é de grande valor para a comunidade do Jardim Santa Lúcia, localizada na Zona Norte de Sorocaba, uma vez que desperta a consciência ambiental incentivando a reciclagem com algo útil e que irá refletir no orçamento familiar.

“É importante despertar nas pessoas a consciência de que todas essas embalagens pós-consumo descartadas no meio ambiente, garrafas PET e embalagens longa vida, podem ser transformadas em algo útil. Durante a oficina, as pessoas terão a oportunidade de aprender na prática a montar o aquecedor solar e instalar em suas residências, economizando em média, 30% na conta de energia elétrica”, destaca Fátima.

Como funciona o aquecedor solar

Para montar um aquecedor solar de um módulo, suficiente para quatro banhos diários, são necessárias 150 garrafas PET, 125 caixinhas de leite longa vida, tubos e conexões de PVC, cola para tubos de PVC, fita isolante, tinta preta, pincel, lixa e caixa d’água 320 litros.

“As garrafas PETS substituem a caixa metálica com vidro utilizada nos coletores convencionais. Possuem a função de proteger o interior do coletor das interferências externas, criando, assim, um ambiente próprio. O calor absorvido pelas caixas de leite é retido no interior das garrafas e transferido para a água através dos tubos de PVC. Esse sistema de aquecimento é conhecido como termo sifão. A medida que a água aquece ela vai para a parte de cima da caixa d’água e a água fria que é mais pesada fica na parte de baixo. Através de um misturador, pode-se utilizar a quente e a fria ao mesmo tempo”, explica Carlos Monteiro, agente disseminador do projeto.

A lista completa dos materiais está disponível na página da AJG no Facebook.

Fonte: Segs