Coca-Cola FEMSA Brasil premia fornecedores com boas práticas sustentáveis

Presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil, José Ramón Martínez
Presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil, José Ramón Martínez

Criado com objetivo de valorizar e promover um aperfeiçoamento continuo de qualidade e excelência em toda a cadeia produtiva da Coca-Cola FEMSA Brasil, a quinta edição do Premium Suppliers para boas práticas sustentáveis teve número recorde de fornecedores inscritos: foram 162 empresas dos mais diversos portes e áreas de atuação (serviços; materiais; entrega direta). “Boas práticas são determinantes para conseguirmos qualidade em toda a nossa cadeia. Só assim conseguimos entregar a qualidade que nossos consumidores estão acostumados e exigem”, declara José Ramón Martínez, presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Mais do que uma simples avaliação de fornecedores ou uma premiação de reconhecimento, o Premium Suppliers é um processo estruturado e disciplinado de desenvolvimento de fornecedores de modo sustentável, com o objetivo de melhorar performances e tornar a operação mais dinâmica, por meio da otimização de processos. Essas ações refletem internamente na Coca-Cola FEMSA Brasil e impacta no consumidor final.

“Com este projeto temos conseguido elevar a qualidade da nossa produção e oferta de nossos produtos. Essa valorização da rede de fornecedores possibilita estabelecer um elo entre as duas partes, possibilitando uma linearidade nos trabalhos e impactando no que oferecemos a nossos consumidores, direta ou indiretamente”, reforça Ramón.

Destaques

Na edição de 2016, a empresa Zenatur, de logística promocional, foi a vencedora do troféu na categoria ouro de melhor fornecedor, pelos bons serviços prestados. Para o vice-presidente da empresa, Muriel Candiev Campos, o reconhecimento estimula o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido.

“O Prêmio Supplier é tão importante e enriquecedor para os fornecedores porque possui a essência de buscar e extrair resultados positivos de cada empresa nos mais diversificados segmentos. A avaliação proporciona a todos a certeza de que sempre podemos ser melhores trabalhando com compromisso e comprometimento para atingir as metas e objetivos da Coca-Cola FEMSA”, declara Muriel. Além da Zenatur, outras duas empresas se classificaram na categoria ouro: PP Print e Valfilm.

Nesta edição, além das três classificações na categoria “ouro”, 33 empresas obtiveram a classificação “prata” e 71 a “bronze”.

Ouro: Zenatur, PP Print e Valfilm.

Prata: 4All, Abecom Rolamentos, Air Liquide Brasil, Amcor, American Sat, Biro, Citrosuco, Cold Mix, Cutrale, Ecolab, Expremium Digital Gráfica e Comunicação, Fácil Informática, Fardas, Festo Automação, Fibrasa, Hexis, Inforshop, Krones, Las Tres, Nacional Gás, Pall (Pro filtro), Plano 1, Comunicação, Plusmedia, Rexnord, SanMartin, SEW – Eurodrive, Sherwin Williams, Sonora, Tarnaise des Panneaux, Tecnovin, Teleperformance, Transportadora Itaobi e Ziemann Liess.

Bronze: 2S Inovacoes Tecnologicas, Açúcar Guarani, Alatur, Alitur, B & S Engenharia, Belliss e Morcom Brasil LTDA, Bericap do Brasil, Bioagri, Brasalpla Brasil, Braskem, Brasoftware Informática, Cia do Pallet, Ciclon, Claro S.A, Comercial 2001, Config Informática, Copersucar, Cristalpet do Brasil, Crown, Danfoss do Brasil, Del Pozo Transportes Rodoviários, Demac, Dimensional, Dixie Toga, Ecofrotas, Engepack, FMCOM, Graffo, GVF Segurança Patrimonial, Imbera, Intermec – Honeywell, IT Nova, Johnson Controls, K2, KHS, Kimberly Clark Brasil, Kion South (Linde), Klabin, LKM, Locamérica (Frota Pesada), Manuservice Manutenção, Melo & Rossin, Metalfrio Solutions, Moreno, Neogrid Software, Niteo, O Prendin, Owens Illinois, Plasc, Plastseven, Polypack, Potencia Engenharia, Rexam, Rock Comunicação, RP Engenharia, Scholle, Semeq, Sign Wash, Sodexo Serviços, SP&G Engenharia, Splash, Sportion, Tetra Pak, TM1, Ultragaz, Unimed Belo Horizonte, Usina Alta Mogiana, Vektor, Vignolli, Vip e White Martins.

Critérios

Desde a criação do programa, em 2011, a Coca-Cola FEMSA Brasil privilegia a participação de toda a sua cadeia de fornecedores: desde quem fornece a matéria prima, os prestadores de serviços e os distribuidores diretos, que fazem as entregas dos produtos nos pontos de venda. São avaliados itens como logística, qualidade, comercial, sustentabilidade, entrega perfeita e desenvolvimento técnico. Sendo que cada modalidade possui itens de classificação e notas específicas.

O processo dura o ano inteiro. A cada seis meses, os fornecedores são avaliados pela companhia, de acordo com os critérios citados. Recebem um feedback desta avaliação e, a partir daí, elaboram um plano de ação, onde são estabelecidas as metas que deverão ser cumpridas nos próximos meses. Uma vez ao ano ocorre a premiação,que este ano foi realizada dia 31 de maio, em reconhecimento daqueles que se empenharam e fizeram seu trabalho com excelência. Essas empresas concorrem a três modalidades de prêmios: diamante, ouro, prata e bronze, que obedecem a ordem de pontuação das empresas adquiridas nas etapas anteriores.

O Premium Suppliers é uma importante ferramenta de busca pela excelência. Desde sua criação, o número de empresas aumentou em 75%. Cada vez mais esses fornecedores se preocupam em atingir as posições com maior percentual positivo na avaliação geral, como ouro e prata. Em 2011, por exemplo, 58% desses fornecedores integravam a categoria “sem classificação”, em 2014, esse número caiu para 35%.

Foto: Presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil, José Ramón Martínez

Fonte: Embanews