Coca-Cola Brasil e VIDEOCAMP lançam edital para patrocinar produção audiovisual

Carolina Pasquali, diretora do VIDEOCAMP. Foto: Davi Campana
Carolina Pasquali, diretora do VIDEOCAMP. Foto: Davi Campana

O VIDEOCAMP se uniu à Coca-Cola Brasil para lançar um edital de fomento ao cinema, que terá “Diálogos” como tema. As inscrições, que vão até 9 de maio, foram abertas com o lançamento do edital no RioContentMarket, no dia 8 de março, no Rio de Janeiro. O projeto selecionado para a produção de um filme — que deve ser realizado por uma produtora sediada no Brasil — receberá o patrocínio de R$ 1 milhão para a criação da obra audiovisual proposta na inscrição. O edital está disponível no site onde podem ser feitas as inscrições: videocamp.com/editalcocacola.

“O Edital VIDEOCAMP de Filmes Transformadores nasce da vontade de fomentar novas produções que já nascessem apoiadas pela rede de exibidores da plataforma”, conta Carolina Pasquali, diretora do VIDEOCAMP. “Com o projeto em mãos, procuramos parceiros que também estivessem abertos à inovação, à construção coletiva, ao risco. E encontramos a Coca-Cola Brasil que, como a gente, também acredita no cinema, na mudança e na multiplicidade de olhares e experiências”, completa Carolina.

O edital busca projetos de filmes que sejam inovadores e tenham potencial para impactar e impulsionar reflexões, gerar entendimento e provocar transformações em nível local, regional ou global. O tema “Diálogos” foi inspirado na relação entre o Instituto Alana e a Coca-Cola Brasil. “Acreditamos que só o diálogo é capaz de unir organizações com posições diferentes em busca de uma solução conjunta. É difícil construir uma ideia comum, mas é possível, e a sociedade sempre sai ganhando quando as partes aceitam esse desafio”, comenta Andrea Mota, diretora de Categorias da Coca-Cola Brasil.
Ao final do prazo das inscrições, dez projetos serão pré-selecionados e avaliados por um comitê, que irá escolher cinco finalistas. Eles serão convidados para um workshop de dois dias no Instituto Alana, com o objetivo de discutir os projetos e desenvolver as ideias. A produtora selecionada será anunciada em julho de 2017.

“A Coca-Cola Brasil tem uma história longa em publicidade e geração de conteúdo, mas agora estamos falando de algo novo para nós, como empresa. Vamos patrocinar um filme que esperamos que gere muita reflexão e inspire muita gente”, disse Andrea, durante o lançamento do edital no evento Rio Content Market, quarta-feira (08), na Barra da Tijuca. “Um diálogo de qualidade pode ser transformador”, acredita a executiva.

Sobre o VIDEOCAMP

Iniciativa do Instituto Alana e da Maria Farinha Filmes, o VIDEOCAMP acredita no poder do cinema para transformar realidades e para isso tem como missão colocar questões socialmente relevantes em pauta, divulgando causas que merecem ser amplificadas e histórias que merecem ser contadas. Um catálogo de filmes de impacto e um modelo de distribuição democrático permitem que os usuários do VIDEOCAMP organizem sessões públicas e gratuitas dos filmes onde quer que estejam.

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em sete segmentos — água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos e bebidas esportivas — com uma linha de mais de 140 produtos, entre sabores regulares e versões zero ou de baixa caloria. Composto por nove grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 69 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.

Fonte: Coca-Cola Brasil