Embora o acesso à água doce limpa seja um direito humano básico, bilhões de pessoas ainda sofrem com a falta de água segura e de saneamento básico. Segundo o último relatório da CEPAL sobre a gestão desse recurso na América Latina e no Caribe, 26% da população ainda não tem acesso ao abastecimento de água potável. O contexto da pandemia expôs profundas desigualdades, que provavelmente crescerão com o agravamento da crise climática. Ciente disso, o Sistema Coca-Cola tomou medidas para promover a segurança hídrica, tornando-se líder global em gestão da água, com um legado de ambição, inovação e parcerias para “Reduzir, reciclar e reabastecer” a água (uso regenerativo do recurso) que usamos globalmente em nossas operações.
“Nos últimos dez anos, em conjunto com os parceiros das empresas engarrafadoras, estabelecemos um exemplo de liderança na gestão compartilhada de água dentro e fora de nossas operações. Ao longo de 2020, nós partimos dessa experiência para elaborar uma estratégia nova e ousada com o objetivo de aumentar a segurança hídrica de nossos negócios, das comunidades e da natureza”, afirma Andrea Mota, diretora de Sustentabilidade e Relações com a Comunidade da Coca-Cola Company para a América Latina.
Com diversas iniciativas, a Coca-Cola Company tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida das comunidades, trazendo acesso à água segura para consumo e educação sobre higiene, ajudando as localidades a enfrentarem as mudanças nas condições. Algumas das ações realizadas na região foram:
- Ajuda às comunidades no acesso à água segura
- Apoio às comunidades na adaptação aos impactos das mudanças climáticas nas questões relacionadas à água
- Ajuda às comunidades para recuperação em momentos de crise
“Desde 2015, temos o compromisso de regenerar a água que utilizamos, não só em nossos produtos, mas em todo o nosso sistema. Somos fabricantes de bebidas, e a água é o principal ingrediente usado nos produtos apreciados por nossos consumidores. Não só temos ciência disso, como também já estamos tomando medidas para gerar segurança hídrica para as comunidades. Entendemos o papel que este recurso vital — e compartilhado — desempenha na prosperidade econômica e social”, afirmou Ángela Zuluaga, vice-presidente sênior de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da The Coca-Cola Company para a América Latina. “A gestão eficiente da água é essencial para as empresas, mas principalmente quando assegura o bem-estar das comunidades e a vida no planeta.”