Coalizão e ONU Meio Ambiente lançam campanha pela separação e descarte correto de resíduos

Representantes das entidades engajadas na campanha Separe. Não Pare

Na última segunda-feira (28), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) participou do lançamento da campanha “Separe. Não Pare” para conscientizar a população da importância da separação os resíduos sólidos. A iniciativa da Coalizão Embalagens em parceria com a ONU Meio Ambiente será divulgada em plataformas digitais com a participação de influenciadores e engajará comunidades de todo o país.

No site da campanha, www.separenaopare.com.br estão disponíveis conteúdos sobre separação e o descarte corretos de resíduos domésticos e informações sobre cada tipo de embalagem.

O movimento começará como um projeto-piloto na cidade de São Paulo. Entre as ações que serão realizadas, estão a distribuição de panfletos informativos para a população e colaboradores das empresas participantes da coalizão, além de parceria com o SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) para comunicação direta com os condomínios.

A campanha também ressalta a importância da ação dos catadores na cadeia da reciclagem. Eles são responsáveis por mais de 50% do material recolhido e encaminhado às cooperativas, em São Paulo, e têm papel fundamental na cadeia. Atualmente, cerca de 80 mil pessoas trabalham em cooperativas e associações de catadores.

Para Denise Hamú, da ONU Meio Ambiente, o “Separe. Não Pare.” vai ajudar a transformar a forma como o brasileiro olha para seu lixo. “Estamos muito entusiasmados com esse movimento. Acreditamos ser um importante passo para um Brasil mais sustentável. Quando as pessoas reparam no lixo que geram, passam a adotar outros valores e hábitos de consumo consciente, e isso é o que muda nossos padrões de produção e consumo para outros mais sustentáveis”.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas hoje reforçamos a relevância da participação da população em contribuir com o processo da reciclagem. Vamos conscientizar de que é simples reciclar e descartar corretamente o lixo”, afirmou Bicca.

O lançamento, realizado na Casa da ONU, em Brasília, contou ainda com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente, catadores, empresas e associações.

Conheça a página da campanha no Facebook

Sobre a Coalizão Embalagens

A Coalizão Embalagens é um coletivo de 22 associações empresariais que assinou o Acordo Setorial de Logística Reversa de embalagens junto ao Governo Federal com o objetivo de colaborar na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Saiba mais sobre o Acordo.

Com informações da ONU Meio Ambiente