O paulista João Pedro Oliveira venceu, neste sábado (5), a final do Red Bull Skate Arcade, campeonato mundial de skate street amador. A decisão contou com 23 skatistas de 22 países, que passaram por uma qualificatória com 70 mil inscritos, de 100 países. Selecionados a partir de uma etapa online que aconteceu entre julho e agosto, os finalistas disputaram o título do evento no IAPI Skate Plaza, que recebeu um público de cerca de 1500 pessoas.
Na final, JP Oliveira superou o espanhol Christian Estrada. Antes disso, teve que passar pelas quatro etapas da competição: rounds 1 e 2, semifinal e final. A cada nível, um novo obstáculo era colocado na pista, aumentando o nível de dificuldade para os participantes. Além dessas etapas, também houve um “bônus level”, que funcionou como uma repescagem para aqueles que não conseguiram se classificar pelas baterias normais. Nele, um obstáculo em formato de espeto com uma picanha foi colocado na pista para que os skatistas saltassem sobre ele.
“A final contra o Christian foi demais. Ele andou muito bem o dia inteiro, com manobra atrás de manobra. Isso acabou me ajudando a puxar meu nível, pra andar à altura dele”, comentou JP Oliveira, que já havia participado de uma final do Red Bull Skate Arcade em 2014, em Barcelona. “Mas andar no Brasil é diferente, com toda a torcida e essa energia boa. Isso me ajudou muito”, finalizou.
“A final foi bem disputada, mas confesso que a parte física falou mais alto. Depois de disputar cinco baterias, cheguei na final contra o JP um pouco cansado e não pude dar meu máximo, mas foi tudo muito legal”, acrescentou o vice-campeão Christian.
Entre os jurados, estava o brasileiro Felipe Gustavo, um dos principais nomes da modalidade no mundo e curador do Red Bull Skate Arcade, tendo gravado as manobras para disponibilizar aos skatistas na fase online. Com a vitória, JP Oliveira faturou uma viagem para gravar um vídeo acompanhado de uma equipe profissional de skatistas e cinegrafistas.
“É um campeonato diferente que dá oportunidade para muita gente ao redor do mundo. Foi muito legal. Sendo juiz, confesso que fiquei com um pouco de medo de ser injusto, mas outros dois skatistas estavam julgando comigo, então conversávamos bastante antes de definir os resultados”, explicou Felipe. “Já conheço o JP há algum tempo e costumo encontrar ele em alguns eventos. Fiquei feliz com a vitória dele e, principalmente, com o fato de que ele terá a oportunidade de expandir e evoluir o skate dele”, acrescentou.
Izael Miranda, de Cuiabá (MT), também representou o Brasil ao lado de JP Oliveira. Além deles, o evento teve a participação de skatistas de outros 21 países: México, Chile, Colômbia, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, Peru, Alemanha, Áustria, Holanda, Espanha, Costa Rica, Rússia, Eslovênia, Guatemala, Estônia, El Salvador, Polônia, Ucrânia, Bulgária e Bélgica.
“Gostei muito de competir no Brasil e a pista estava muito boa, especialmente porque os obstáculos não estavam tão altos, então dava para executar as manobras muito bem”, disse o holandês Douwe Macaré, um dos vencedores do bônus level. “Fiquei surpreso em vencer essa etapa, porque sinceramente não esperava acertar duas manobras em três tentativas. Simplesmente fiz o que me deu vontade e acabei vencendo. Foi bem legal”.
Essa foi a quarta edição do Red Bull Skate Arcade, que já teve finais em Barcelona (2013 e 2014) e Lisboa (2015).
Fonte: Red Bull Communications