Consumidores brasileiros valorizam produtos recicláveis, que contêm selos ambientais e acreditam que as discussões relacionadas a meio ambiente tendem a crescer. Em contraponto, diferenças de preços entre produtos e a falta de informações acerca de atributos sustentáveis são as principais barreiras no momento da compra, demonstra a pesquisa Environment Research, realizada pela Tetra Pak em 13 países.
No Brasil, 95% dos entrevistados acreditam que as questões ambientais devem ganhar ainda mais relevância nos próximos anos. Em território nacional, 47% dos consumidores procuram os selos quando compram bebidas e 26% reconhecem o selo FSC® (Forest Stewardship Council). No momento da compra, 81% dos brasileiros consideram muito relevante a presença desse logo na embalagem, que sinaliza que o produto comercializado utiliza uma matéria-prima de fonte renovável.
Aqui, mais do que nos outros países em desenvolvimento, a reciclagem é a atividade ambiental mais praticada: 48% dos consumidores nacionais declaram que separam os resíduos para a coleta seletiva.
“A pesquisa demonstra que nossos investimentos em reciclagem e materiais de origem renovável estão plenamente alinhados com a demanda do consumidor consciente. Além disso, nos incentiva a manter inovação para oferecer uma embalagem segura, com o menor impacto ambiental possível e preservando os recursos naturais do planeta”, afirma Valéria Michel, diretora de meio ambiente da Tetra Pak.
Mobilização
Os brasileiros citaram as redes sociais como o canal mais usado para obter informações ambientais sobre embalagens. Ainda no quesito embalagens, plásticos de origem renovável são uma das inovações consideradas mais relevantes pelos entrevistados. O que estimula mais da metade (56%) a comprar produtos sustentáveis é a busca pela preservação do meio ambiente para as próximas gerações. Já 31% dos brasileiros o fazem porque faz parte do seu estilo de vida.
Interação e desafios
Contudo, mesmo com a consciência ambiental em expansão, o alto custo dos produtos ambientalmente responsáveis ainda é uma barreira para os consumidores – mas é uma opinião em declínio (54% em 2015, 41% em 2017). Entrevistados também questionam a falta de informações e a escassez de produtos sustentáveis no momento da compra. Outro aspecto citado como empecilho são os significados de conceitos ambientais. Os brasileiros, por exemplo, têm dúvidas sobre termos como “pegada de carbono” e “matéria-prima à base de plantas”.
“Mais consciente de suas ações, o consumidor quer que as marcas e os produtos sejam esclarecedores acerca de seus compromissos ambientais. Por isso, lançamos esse ano uma campanha chamada Tô de Olho, que explica por meio de uma webserie como a renovabilidade, ou seja, a utilização de matérias-primas renováveis nas embalagens da Tetra Pak, ajuda na conservação do meio ambiente e na proteção dos recursos naturais”, complementa Valeria.
Além das campanhas, a Tetra Pak mantém plataformas de interação que levam informação simples e acessível a todos, onde quer que estejam. Um exemplo são as páginas Rota da Reciclagem e Tetra Pak, no Facebook, utilizadas para disseminar as mensagens da companhia ao consumidor final.
Sobre a pesquisa Enviroment Research Tetra Pak
O estudo, baseado em respostas de 6.500 pessoas em 13 países, identifica hábitos de consumo, oportunidades de mercado e desafios para a indústria de embalagens e tem como objetivo reunir ideias para inovar de forma sustentável. A amostragem ouviu participantes de 18 a 65 anos, sendo 52% mulheres e 48% homens.
Confira o relatório de sustentabilidade global da Tetra Pak
Fonte: Tetra Pak