Há aproximadamente 4 anos, a Leão Alimentos e Bebidas, que integra o Sistema Coca-Cola Brasil, sendo responsável pela produção do portfólio de bebidas não carbonadatas (sem gás), exceto água, vem implantando gradativamente seu projeto de BI (business intellingence). Adotou a ferramenta QlikView, a partir da distribuidora Inteligência de Negócios e junto com a consultoria da QConsulting, a empresa – forte no mercado nos segmentos de néctares, bebidas mistas e chás – prepara-se para a conclusão de mais uma etapa, que possibilitará o uso da solução também pela equipe de Supply Chain.
De acordo com Thiago Strobilius de Morais, especialista em BI da Leão Alimentos e Bebidas, o processo que começou como um projeto departamental ganha cada vez mais espaço dentro da empresa e sendo incorporado por outras áreas e está a caminho para se consolidar como uma ferramenta corporativa relevante na gestão de informações. Com a evolução, o BI atende às mais diversas demandas. Com a recente implantação na área Comercial, é utilizada, por exemplo, no acompanhamento dinâmico das vendas, tornando-se uma importante ferramenta de análise, capaz de auxiliar tanto no planejamento como na tomada de decisões.
“Informações que levavam 15 dias para serem compiladas passam a ser acessíveis em apenas uma semana ou até mesmo no mesmo dia”, exemplifica Morais. Partindo desse aspecto, o especialista destaca três importantes benefícios do projeto de BI: otimização de processos e pessoas, eficácia de análise e eficiência de nas informações para direcionar decisões. Ou seja, a partir do fácil e dinâmico acesso aos dados, é possível otimizar o tempo e melhorar a produtividade. Morais estima que 70%-80% das áreas de Leão já vêm sendo atendidas pela solução de business intellingence, que, em breve, também será implantada na industrial. No momento que alcançar 100%, a companhia terá as informações totalmente padronizadas, permitindo uma mesma linha de análise de dados e resultados e ainda mais ganho de produtividade.
Vale lembrar que a Leão Alimentos e Bebidas participa ativamente da Economia brasileira, gerando emprego e investindo em diferentes regiões nacionais. Em Americana, no Estado de São Paulo, está um dos mais estratégicos Centro de Distribuição da empresa e uma operação de logística referência para outras companhias do setor e de outros segmentos. Das unidades fabris, localizadas em Linhares, no Espírito Santo, Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro, ambas no Paraná, sai uma ampla e variada linha de bebidas que refrescam e hidratam milhões de brasileiros, de Norte a Sul do país. São néctares, bebidas mistas, sucos, refrescos, energéticos, repositores, achocolatados e chás de marcas consagradas nacionalmente como Del Valle, Del Valle Reserva, Del Valle 100% Suco, Del Valle Laranja Caseira, Mais, Burn, Powerade, I9, Matte Leão, Leão Fuze, Chimarrão Pampas, Leão Guaraná e Leão Guaraná Açaí.
Fonte: Leão Alimentos e Bebidas / BANSEN & Associados Comunicação