As bebidas à base de soja nasceram com o propósito de serem substitutas ao leite de vaca. Ao longo dos anos esse posicionamento mudou e hoje são consumidas por conta de seus vários benefícios.
Ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como por exemplo o cálcio, essas bebidas são uma ótima opção para os vegetarianos estritos, para aqueles que buscam características específicas da soja, para os alérgicos ao leite de vaca ou para aqueles que desejam evitar o consumo de gorduras e lactose. A bebida de soja pode ajudar a melhorar o colesterol e, por consequência, a saúde do coração, além de auxiliar na redução dos índices de osteoporose.
Há benefícios adicionais obtidos ao se consumir uma mistura de proteínas de soja e leite após exercícios de resistência, com ganho de massa muscular. Ou seja, a utilização de misturas de leite e soja pode ser uma estratégia eficaz para indivíduos ativos buscando produtos para melhorar a saúde muscular.
A busca por uma dieta balanceada tem propiciado o crescimento do segmento de bebidas substitutas ao leite e às bebidas lácteas de modo geral. Apesar do predomínio do consumo de leite puro, estimou-se um crescimento de acima de 10% ao ano para as bebidas de soja e para o leite fluido saborizado UHT, entre 2013 e 2018, na América do Sul.
Existe uma grande variabilidade de sabores, pois muitas bebidas de soja contêm sucos de frutas em sua composição.
DE OLHO NO CONSUMIDOR
Atenta aos desejos do consumidor, a indústria de bebidas não alcoólicas busca inovações tecnológicas para ampliar a variedade de seus produtos e atender à demanda existente.
Seguindo o sucesso das bebidas de soja, outras bebidas similares oriundas de fontes vegetais disputam hoje a preferência dos consumidores. Alguns exemplos são: produtos à base de arroz, aveia, amêndoas, coco, girassol, macadâmia, linhaça, castanha de caju, pistache, avelã, tremoço e cânhamo.
As fontes vegetais têm demonstrado grande versatilidade para uso na formulação de bebidas que mimetizam o leite, tanto para substituir o leite puro quanto os diferentes tipos de bebidas lácteas.
Saiba mais sobre as bebidas à base de soja aqui.
Referências:
Brasil Beverage Trends 2020 – ITAL, 2016