Bebidas achocolatadas: saiba mais sobre essa categoria

Achocolatados

As inúmeras opções de achocolatados espalhadas pelas prateleiras dos mercados evidenciam a grande receptividade dos consumidores à categoria e a versatilidade do leite para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados. A criação das bebidas lácteas saborizadas, como as adicionadas de cacau, surgiu nesse movimento da indústria rumo à diversificação e ampliação de portfólio.

O leite, alimento rico em proteína, água e sais minerais, é um ingrediente capaz de incorporar uma gama grande de sabores, com textura inerentemente cremosa. O enriquecimento dos achocolatadas com nutrientes como vitaminas e cálcio, por exemplo, agrega benefícios funcionais adicionais a esses produtos e agrada o consumidor que busca cada vez mais uma alimentação nutritiva.

De acordo com a Instrução Normativa nº 16/2005¹, as bebidas lácteas achocolatadas classificam-se como “Bebidas lácteas pasteurizadas com adição”. Ou seja, são o resultado da mistura do Leite e/ou soro de leite de origem animal, com outra substância alimentícia – no caso dos achocolatados, o cacau. A norma também determina que a base láctea dessas bebidas deve representar pelo menos 51% do total de ingredientes do produto.

Apesar das vendas de leite fluido puro ainda representarem mais de 90%² do mercado global, os leites saborizados têm crescido de forma consistente nos últimos anos e representam uma área estratégica para o crescimento da indústria de bebidas não alcoólicas.

 

Dados:

¹ Instrução Normativa nº 16, de 23 de agosto de 2005 – Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

²Brasil Beverage Trends 2020 – ITAL