Água da Serra

A história da Água da Serra Industrial de Bebidas Ltda. surgiu da visão empreendedora de Pedro de Oliveira Souza, que deixou para trás a profissão de carreteiro e em sociedade com Ciro Martins de Souza e José Martins de Souza, em 1943, no município de Braço do Norte – Santa Catarina,  começaram a produzir bebidas que na época eram conhecidas como gasosas, nos sabores de framboesa, limão e guaraná e também da 1ª bebida quente fabricada de cachaça, o Bitter. E assim fundaram a fábrica de bebidas denominada Martins e Oliveira Ltda.

Em 1955 a sociedade foi desfeita e a propriedade da fábrica de bebidas ficou apenas com Pedro de Oliveira Souza. A razão social muda para Indústria e Comércio de Bebidas São Pedro e Cia. A produção de refrigerantes não mudou e a empresa passou a produzir também outras bebidas alcoólicas como batida de amendoim, canelinha, hortelã, além de envase de vinhos para terceiros e vinagre de álcool.

.O nome “Água da Serra” surgiu em 1965, quando o Sr. Celso Niehues adquiriu a empresa e passou a utilizar água de uma fonte nas proximidades da Serra Geral. A empresa passou a denominar-se Fábrica de Bebidas Água da Serra e neste mesmo ano passou por um processo de inovação e modernização, adquirindo novos equipamentos e lançando novos produtos, entre eles a icônica laranjinha de 200 ml em garrafinhas de vidro, que ficou carinhosamente conhecida no mercado como “ um quinto”.

A década de 70 ficou marcada por uma série de mudanças importantes para a história da Companhia. Em 1975 ingressaram a sociedade o Sr. Guido Niehues e em 1978 o Sr. Sergio Knabben, além de ser fundada a Transbas com a responsabilidade de fazer a distribuição dos produtos comercializados pela empresa e a mudança para a sede onde se encontra até hoje.

Em 1988 a terceira geração da família assumiu a gestão do negócio e teve início  uma reestruturação na empresa, iniciando-se pela mudança da razão social para Água da Serra Industrial de Bebidas limitada, e novo plano de investimentos em equipamentos de ultima geração e renovação da frota de caminhões.

A empresa, a marca e seus produtos já estavam consolidados no mercado e crescia de forma exponencial. Sempre atenta as exigências dos consumidores e as tendências de mercado, em 1996 iniciou o envase em embalagens Pet, o que exigiu novos investimentos em equipamentos e material humano.

O crescimento acelerado e a necessidade de aprimoramento da gestão, levaram a empresa a criar em 2009 o conselho de administração, que foi responsável pelo início do processo de profissionalização da Companhia, mas foi em 2014 com a contratação de um executivo de mercado  que a Água da Serra passou a ter uma gestão 100% profissionalizada. De lá para cá a empresa aumentou seu portfólio de produtos e sabores, disponibilizando atualmente para o público uma linha com 10 sabores de refrigerantes em embalagens de vidro de 200 ml, 600 ml e embalagens Pet de 250 ml, 600 ml, 1000 ml e 2000 ml. Também são envazados refrigerantes em embalagem de vidro 200 ml e 600 ml da versão não retornável. Além dos refrigerantes a empresa lançou em 2019 a linha XP, destinada a público adulto, sendo o energético XP energy drink em embalagem Pet de 330 ml e 2000ml, os primeiro produtos da linha e a linha Lavi, composta por chás prontos para beber e linha seca em sachês e linha solúvel em água fria. Além da criação de novas linhas e novos produtos a empresa duplicou sua capacidade de produção, com investimentos em equipamentos de ultima geração, ampliação do parque fabril e reforma completa na estrutura já existente. Mas, as evoluções não aconteceram somente nos processos produtivos, a gestão se modernizou e aumentou sua segurança com a implantação de governança corporativa, compliance e auditoria externa.

Hoje, as vésperas de completar 78 anos  a Água da Serra esta pronta para crescer com segurança,  sem nunca esquecer sua essência  de contribuir com o crescimento da comunidade , investindo no desenvolvimento do ser humano e incentivando o esporte, a cultura, o meio ambiente e a promoção do bem estar.

Associado 
Agua da Serra Industrial de Bebidas Ltda

Localização 
Rua Sete de Setembro, 911 – Centro – Braço do Norte – SC

Telefone 
(48) 3651-2500

Site: www.aguadaserra.com.br