ABIR promove Congresso na Anufood Brazil com debates sobre temas estratégicos do setor

Na última terça-feira, 10/3, a ABIR realizou Congresso comemorativo aos 70 anos de atuação da associação em prol do setor brasileiro de bebidas não alcoólicas na Anufood Brazil, em São Paulo. O evento, que contou com mesas de debates sobre os principais temas da indústria, reuniu associadas, entidades parceiras, imprensa e público em geral.

“Hoje, com orgulho representamos 68 pequenas, médias e grandes empresas que movimentam a economia do Brasil, gerando cerca de 2 milhões de empregos, com 144 fábricas em todo o país e se fazendo presente diariamente na mesa dos brasileiros”, destacou o presidente da ABIR, Alexandre Jobim, em seu discurso de abertura. Também foram detalhados os novos compromissos firmados pelos associados, bem como agenda positiva do setor e desafios da indústria (confira a cobertura completa no twitter @abirbrasil).

 

O primeiro painel do Congresso tratou da carga tributária do setor, uma das mais altas da América Latina, e contou com a participação do Diretor Tributário da Ambev, Marcus Galeb, da Diretora Tributária da ABIR, Lilian Egoshi, e do Sócio Diretor da NewAge, Fábio Violin. Os painelitas opinaram sobre a Reforma Tributária e aspectos econômicos do setor de bebidas não alcoólicos que hoje recolhe mais de 13 bilhões de reais em tributos. “A indústria tem que ajudar o Governo, se basear em bons exemplos, mas somente aumentar impostos não vai resolver”, afirmou Lílian. “Não é `sobretributando’ que será resolvido o problema da obesidade ou do Brasil”, disse Alexandre Jobim.

 

Em seguida, foi debatida a agenda da sustentabilidade, painel que teve como mediadora a Diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Andréa Mota, e a participação do Gerente de Relações Institucionais da Ambev, Filipe Barolo; da Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da FEMSA, Wanessa Scabora, e da Gerente de Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento da POTY, Sandra Gubolino. Em um cenário global que nos emite diariamente um alerta importante sobre o cuidado ao meio ambiente, as indústrias de bebidas não alcoólicas se empenham com grande investimento em ações para minimizar o impacto no meio ambiente. “Cooperação sempre funciona mais que competição quando falamos em sustentabilidade”, afirmou Wanessa. “Indústria, Governo e Sociedade precisam unir forças “, complementou Sandra. “Quanto mais o consumidor puder estimular o consumo do retornável, façamos”, destacou Barolo.

 

A parte da tarde foi destinada a dois temas igualmente importantes para o setor de bebidas não alcoólicas: fake news e Inovação Tecnológica. Muitas notícias são divulgadas e propagadas sem qualquer fundamentação científica, informações equivocadas que geram ruídos de comunicação sobre alimentos e bebidas. “Mesmo com tanta informação, a ignorância prevalece. Opinião cada um tem a sua, mas opinião não é ciência”, disse Diretora da Sociedade Brasileira de Nutrição e Alimentação (SBAN), Márcia Terra. A mesa de debates contou ainda com o Diretor de Assuntos Institucionais do Instituto Tecnológico de Alimentos( ITAL), Luis Madi. o Coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, Raul Amaral Rego e a Presidente Interina do International Life Sciences Institute (ILSI Brasil), Fernanda Martins.

 

Por fim, o Congresso ABIR abordou a inovação tecnológica do setor com a presença do Sócio Diretor da HuB TECH BR, Paulo Silveira, do Pesquisador da EMBRAPA, Amauri Rosenthal, do Líder Regional de Inovação da Givaudan, Eduard Fontcuberta e da Gerente de Insights e Inovation da Inova Market Insights, Natasha Padua.

O encerramento ficou a cargo do Diretor Executivo da ABIR, Alexandre Horta. “Finalizamos esse evento que celebra os 70 anos de atuação da ABIR com a certeza de que a indústria faz parte da solução e contribui diariamente para o fortalecimento da economia do país. Seguiremos em frente, encarando os desafios”, concluiu.

 

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