ABIR participa de painel sobre publicidade infantil

Alexandre Jobim, presidente da ABIR fala sobre publicidade infantil em evento do Ministério da Justiça
Alexandre Jobim, presidente da ABIR fala sobre publicidade infantil em evento do Ministério da Justiça

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não-alcoólicas (ABIR), Alexandre Jobim, participou nesta terça-feira (12) de painel promovido pelo Ministério da Justiça. Após apresentação da pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”  realizada pela professora Inês Vitorino, da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi aberto o debate. O diálogo contou com a participação da coordenadora da pesquisa TIC Kids Online, Maria Eugênia Sozio, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR); da presidente Executiva da  Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Sandra Martinelli; da coordenadora do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, Isabella Henriques; e do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Veiga Rios.

Durante o evento promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) do Ministério da Justiça (MJ), foram lançados o Portal do Consumidor, criado pelo órgão para atender os cidadãos e a pesquisa “Publicidade Infantil em Tempos de Convergência”.

O presidente da ABIR elogiou a iniciativa do estudo e falou da importância do levantamento de dados concretos para construção de soluções conjuntas pelos diferentes atores da sociedade. Ressaltou ainda a importância de avaliar as recomendações apresentadas na pesquisa. Jobim reafirmou também o compromisso das indústrias de bebidas não alcoólicas com a agenda e defendeu as iniciativas do setor para autorregulamentação. “Acreditamos no papel da autorregulamentação consciente” afirmou ao falar da proposta de suspensão da publicidade para crianças até 12 anos em meios que possuam audiência de pelo menos 35% desse público. A iniciativa está colocada pelo setor que prevê monitoramento de sua implementação e deve ser lançada no fim deste mês. A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva elogiou a iniciativa da ABIR e destacou a importância do diálogo entre os diferentes setores para a construção de soluções. “Uma sociedade civilizada é aquela capaz de sentar à mesa e construir soluções” concluiu.